4 coisas que você deve sempre fazer antes de lavar suas roupas
Você sabe mesmo como cuidar de suas roupas?
Lavar suas roupas não precisa ser uma tarefa demorada. Com algumas estratégias inteligentes, é possível economizar tempo e também cuidar melhor das suas peças, garantindo que durem mais e fiquem sempre em bom estado. Confira!
Como lavar suas roupas?
Preparando as roupas antes da lavagem
Antes de iniciar o ciclo de lavagem, alguns passos são essenciais para proteger suas roupas e garantir a eficiência da limpeza. Primeiramente, remova alfinetes ou fivelas, feche zíperes e botões de pressão, e prenda velcros para evitar enganchamentos e danos ao tecido. Contrariamente ao que muitos pensam, botões não devem ser abotoados, pois isso pode estressar os botões e as casas, levando a danos prematuros.
Além disso, esvaziar os bolsos e virá-los do avesso é fundamental, bem como desenrolar meias e desdobrar bainhas, para garantir que a lavagem seja completa e uniforme. Amarre faixas e cordões para prevenir emaranhados e coloque itens mais delicados como lingerie e malhas finas em sacos de malha com zíper.
Leia mais: Dificuldade em manter a casa organizada? 5 dicas práticas para te ajudar!
A importância de separar as roupas por tipo e cor
A separação das roupas antes da lavagem é mais do que uma boa prática: é uma necessidade para manter a qualidade das suas peças. Organize suas lavagens por tipo de tecido (por exemplo, roupas de ginástica separadas de toalhas) e por cor (separando peças brancas de coloridas e escuras).
Essa organização ajuda a tratar cada tipo de tecido de maneira adequada e evita a transferência de cores, que pode ser difícil de corrigir. Mantenha também roupas muito sujas separadas de roupas menos sujas para evitar a contaminação cruzada.
Leia mais: 7 coisas que atraem pobreza para sua casa e você não sabia
Selecionando o ciclo de lavagem correto
A seleção do ciclo de lavagem adequado é importante para manter a integridade de suas roupas. Um ciclo regular, mais intenso, é recomendado para lavar suas roupas robustas e muito sujas. Para cargas medianas, a configuração ‘permanente’ é ideal, balanceando eficácia e cuidado com o tecido. Roupas rendadas e tecidos mais frágeis devem ser lavados no ciclo delicado para evitar danos.
A temperatura da água também é um fator determinante: use água quente para roupas brancas, que exigem uma limpeza mais profunda, água morna para cargas comuns, e água fria para preservar as cores vivas e evitar desbotamento.
Leia mais: 10 frutas que você não deveria guardar na geladeira
Mantendo as roupas limpas entre lavagens
Para reduzir a frequência das lavagens, alguns cuidados diários são necessários. Aplicar desodorante, perfume e produtos para cabelo um tempo antes de se vestir minimiza o risco de manchas e sujeiras nas roupas.
Além disso, tratar manchas imediatamente com técnicas apropriadas para cada tipo de sujeira pode facilitar a remoção durante a lavagem e preservar a qualidade do tecido. No fim do dia, optar por roupas mais confortáveis e pendurar as usadas ajuda a arejar o tecido, liberar rugas e prolongar a vida útil das peças.
Comentários estão fechados.