5 coisas para fazer quando uma criança não para de chorar

Com paciência e dedicação, é possível cuidar dos pequenos.

Lidar com emoções intensas é um desafio considerável para crianças, que muitas vezes se encontram à mercê de sentimentos avassaladores. Diferentemente dos adultos, que têm habilidades mais desenvolvidas para controlar suas reações emocionais, crianças pequenas estão apenas começando a entender como processar e responder ao mundo ao seu redor. Mas, existem formas simples de lidar com crianças com sobrecarga emocional.

Leia mais: Qual é o sentido da vida, segundo a visão de três grandes pensadores da história?

Crianças com sobrecarga emocional: como lidar com elas?

Não adianta, todos nós iremos nos deparar eventualmente com uma situação em que uma criança parece estar fora do controle, com sobrecarga emocional. É claro que isso eventualmente irá acontecer, visto que elas ainda não estão preparadas para enfrentar os grandes desafios do mundo. Sem contar que, felizmente, elas não são como alguns adultos que escondem as suas emoções. Porém, ao estar diante de um ambiente que demanda silêncio, ou no meio de diversas pessoas, é possível que os pais e familiares não saibam o que fazer diante desses eventos. Então, justamente por isso, separamos aqui algumas dicas para lidar com crianças com sobrecarga emocional que irão te ajudar.

1. Mudança de ambiente

Levar uma criança para um novo ambiente pode desviar sua atenção das emoções avassaladoras e ajudar a acalmar-se. Seja mudando para uma sala diferente ou saindo para um espaço ao ar livre, como um parque, essa mudança pode servir como um ‘reset’ emocional. O novo cenário pode estimular a mente com novidades, reduzindo o foco nas emoções negativas e ajudando a criança a reencontrar seu equilíbrio emocional.

2. Respiração consciente

Esta técnica é eficaz para gerenciar ansiedade e estresse. Ao focar na respiração, a criança pode controlar melhor seu estado emocional. Instrua a criança a fechar os olhos e respirar profundamente, concentrando-se no ar entrando e saindo dos pulmões. Isso ajuda a centrar a mente e o corpo, promovendo relaxamento e diminuição dos níveis de estresse.

Leia mais: 7 sinais sutis de que um homem tem medo de compromisso sério

3. Presença tranquila

Simplesmente estar ao lado da criança, oferecendo apoio silencioso, pode ser muito reconfortante. Ouvir ativamente sem julgamento mostra que você valoriza seus sentimentos e está lá para apoiá-la. Essa validação pode ser incrivelmente tranquilizadora para uma criança sobrecarregada, comunicando que ela não está sozinha em seus sentimentos.

Leia mais: Você é respeitado? 8 sinais revelam o que os outros sentem por você

4. Visualização guiada

Pedir à criança que imagine um lugar pacífico e seguro pode ser uma poderosa ferramenta de distração e relaxamento. Explique a ela para visualizar um lago tranquilo ou um campo florido, detalhando elementos como o som da água ou o cheiro das flores. Essa técnica ajuda a criança a se distanciar mentalmente das causas de seu estresse e a se concentrar em pensamentos positivos.

5. Incentivar a autonomia e a responsabilidade

Ensinar às crianças como reconhecer e nomear suas emoções pode capacitá-las a gerenciar melhor esses sentimentos. Estratégias incluem estabelecer rotinas diárias que incluam momentos de reflexão ou diário emocional, onde podem expressar em palavras ou desenhos o que estão sentindo. Isso não só ajuda a criança a se tornar mais consciente de suas emoções, mas também a desenvolver estratégias para lidar com elas de forma mais autônoma.

Agora, diante dessas dicas, ficará mais fácil lidar com esses momentos que podem nos deixar sem reação. Porém, lembre-se, não há motivo algum para se desesperar e para se envergonhar. As crianças ainda estão aprendendo a lidar com os desafios e com as emoções do mundo. Portanto, o importante é dar o seu melhor, ser honesto com o seu pequeno e assim você poderá se tranquilizar sabendo que está dando o seu melhor.

Comentários estão fechados.