Inteligência: 3 principais formas de desenvolver conhecimento
Para construirmos nossos conhecimentos, geralmente usamos três principais vias.
A humanidade deu um salto enorme, quando falamos de acesso à informação e a produção de conhecimentos. Mas em algum momento você já se perguntou como sabemos as coisas que sabemos? Como construímos nossos conhecimentos? Todos os saberes que obtivemos estão ligadas as nossas três principais formas de desenvolver conhecimento. Confira mais sobre elas a seguir:
Principais formas de desenvolver conhecimento
A metodologia cientifica
Trata-se de um conjunto de normas básicas necessárias para a realização e a validação de um estudo como uma obra cientifica. Assim, com sua estrutura baseada em observações, hipóteses e experimentos, oferece uma abordagem sistemática para desvendar os mistérios do universo.
Além disso, esse processo é livre de intuitividade e subjetividades, é fundamental para a validação de novas descobertas e para a construção de um conhecimento confiável e objetivo.
Leia mais: 6 formas de mostrar inteligência mesmo sem falar nada
Concordância com uma autoridade
Na antiguidade, se não pudéssemos provar algo por nós próprios, a alternativa se tinha era aceitar as declarações de figuras de autoridade. E até na atualidade, para atribuir peso e validação a algum pensamento ou conhecimento, é muito comum que se recorra a especialistas em um assunto.
Por exemplo, os cientistas, juristas, filósofos, teólogos e historiadores são sempre citados em discussões e pesquisas acadêmicas com intuito de trazer legitimidade uma posição defendida.
Intuitividade
Por fim, pessoas criativas às vezes referem-se à intuição como uma revelação repentina que surge na consciência, e consideram esse insight como o passo mais importante na aquisição de conhecimento.
Para esse caminho não existe uma perspectiva sistemática para adquirir conhecimento. É um processo cheio de mistérios, e a maioria das pessoas não consegue explicar, para elas é simplesmente um acontecimento.
Esta abordagem, apesar de parecer sobrenatural, muitas vezes é o resultado de muitos anos de dedicação e reflexão sobre um tema. A verdade é que, sem o trabalho árduo e a paixão por um determinado tema, o mais brilhante dos insights permanece fora de alcance.
Leia mais: Por que algumas crianças falam mais cedo? Não é o que pensa!
Tipos de conhecimento
A partir das vias de produção do conhecimento, esses conhecimentos obtidos seguem outras 4 classificações, são elas:
Cientifico: são conhecimentos que já passaram por comprovação e validação por diversos testes, e utilizam a via do método cientifico para sua elaboração.
Filosófico: são saberes obtidos através da observação e racionalização do mundo e da realidade. Essa classificação se se relaciona mais ao método intuitivo.
Por senso comum: são informações que se obtém mediante a vivência e a divulgação de opiniões e acabam se popularizando. Além disso, relaciona-se principalmente com a concordância com autoridade.
Teológico: baseado na crença e na fé, são conhecimentos que surgem por meio de manifestações religiosas. Além disso, se relaciona tanto ao processo intuitivo, quanto a figura de autoridade.
Comentários estão fechados.