Frases que pessoas com inteligência emocional nunca dizem na discussão

Ter inteligência emocional pode melhorar infinitamente suas relações. Isso porque, a resolução de conflitos costuma ser mais assertiva.

A inteligência emocional traz benefícios significativos para a vida de uma pessoa. Com ela, é possível estabelecer conexões mais positivas e alcançar um melhor equilíbrio emocional. Isso ocorre porque as pessoas que possuem essa habilidade têm facilidade em se comunicar e resolver conflitos.

Indivíduos com inteligência emocional são frequentemente escolhidos para ocupar cargos de destaque e possuem relacionamentos mais saudáveis. Felizmente, essa habilidade pode ser desenvolvida por meio de mudanças de atitude e persistência.

Neste artigo, vamos apresentar frases que pessoas com inteligência emocional evitam durante uma discussão.

Frases que pessoas com inteligência emocional evitam durante uma discussão

“Não importa”

Ao dizer essa frase durante uma discussão, você pode transmitir a mensagem de que os sentimentos da outra pessoa não importam e que a própria discussão não possui relevância. Esse tipo de comportamento pode agravar a situação e uma pessoa emocionalmente inteligente não deseja isso.

Quando se depara com um impasse, pessoas com inteligência emocional costumam pedir um tempo para refletir sobre o assunto, em vez de transferir a responsabilidade ao outro para tomar uma decisão.

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“Isso não faz sentido”

Dizer essa frase durante uma discussão, especialmente quando alguém expressa uma opinião ou fala sobre um sentimento, pode ser ofensivo. É um ataque direto à pessoa, desrespeitando suas crenças, sentimentos ou ponto de vista.

Uma pessoa emocionalmente inteligente expressará que tem uma perspectiva diferente ou que não consegue concordar com a opinião do outro, sem menosprezar ou atacar o que a outra pessoa está sentindo.

“Você está errado”

Ao afirmar que a outra pessoa está errada, você está atacando sua inteligência ou ponto de vista. Na realidade, o que é certo para você pode não ser certo para a outra pessoa. Cada indivíduo é único e, portanto, cada ponto de vista também é único. É importante compreender e respeitar isso.

Pessoas com inteligência emocional sempre levam em consideração a perspectiva de cada indivíduo e de forma respeitosa expressam seu próprio ponto de vista, buscando alcançar um consenso.

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“Se acalme!”

Pedir para alguém se acalmar geralmente resulta em mais irritação e dificilmente os ânimos se acalmam. Quando uma pessoa fica irritada, ela sente que seus sentimentos não são compreendidos e desconsiderados, o que pode piorar ainda mais a situação.

Pessoas com inteligência emocional costumam validar os sentimentos do outro, possibilitando assim uma conversa mais construtiva. Frases como “Entendo que você esteja se sentindo assim” ou “Percebo que você está chateado” podem ser excelentes para acalmar uma discussão.

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