As 9 frases típicas de pessoas tóxicas, segundo a Harvard
São frases que podem acabar com sua autoestima, desencadeando ansiedade e depressão
Você já teve a sensação de que alguém te manipula a ponto de duvidar dos seus próprios sentimentos e percepções? A verdade é que, em qualquer lugar, estamos sujeitos ou sujeitas a esse tipo de situação. E, sobretudo, quem nos faça sentir assim. O problema maior é o mal que esse tipo de manipulação causa, sobretudo porque nem sempre ser fácil identificar o comportamento em quem convive conosco. Mas, existem, pelo menos, 9 frases típicas de pessoas tóxicas e, ao detectá-las, conseguimos nos proteger.
São expressões que, segundo dra. Courtney Warren, psicóloga da Harvard, estão sempre na boca de colegas de trabalho, amigos e até familiares manipuladores. Portanto, além de saber quais são, é fundamental entender como agir diante delas.
Você está louco(a)
Esta é, inegavelmente, uma das frases típicas de pessoas tóxicas e, pior, mais comuns. O objetivo é semear dúvidas na estabilidade emocional dos outros. Ou seja, um tipo de comentário que questiona a racionalidade do outro.
Frases similares são “você deveria tomar sua medicação”, “pense um pouco antes de falar”e “se você conseguisse pensar”. Por isso, caso ouça algum comentário assim, apenas responda com firmeza: ‘Por favor, não duvide da minha capacidade de pensar’ ou ‘Embora não concordemos, é assim que vejo a realidade’.
Uma das frases típicas de pessoas tóxicas é “você está exagerando”
Inicialmente, pessoas manipuladoras têm um acervo completo de respostas para diversas situações. Uma delas é rotular a outra de dramática, principalmente quando começam a perceber suas tentativas de manipulação. Assim, tentam invalidar as suspeitas, fazendo-a acreditar que não têm justificativa.
Diante desse tipo de frase, a psicóloga recomenda responder: ‘Entendo que você não compartilhe meu ponto de vista, mas é assim que me sinto neste momento. Agradeceria se respeitasse meus sentimentos, pois são meus e não estão sujeitos a debate’.
Leia mais: 4 perguntas que você deve saber responder em uma entrevista
Era uma piada
Esta provavelmente seja a frase mais comum entre os manipuladores e, além disso, mais difíceis de identificar. Sobretudo porque, geralmente, vem após um comentário ofensivo ou crítica. Daí, disfarçam de brincadeira inocente.
Neste caso, é importante fazer a outra pessoa saber o quanto o comentário foi prejudicial. Uma ideia de resposta é “Não percebi seu comentário como uma piada e peço que não fale comigo dessa maneira”.
Se você me amasse, me deixaria fazer o que eu quero
Dentro dos relacionamentos amorosos, algumas das frases comuns podem ser: “se você realmente me amasse, não sairia agora com seus amigos”. Ou, ainda, “se você me amasse, entenderia minhas necessidades e me apoiaria”. E por aí vai, pois o acervo é vasto!
A princípio, o objetivo é fazer com que a pessoa se sinta culpada. Mais ainda, acusá-la de não amar o suficiente para atender aos seus pedidos. Uma red flag daquelas!
Diante disso, deixe claro que seus limites são, também, uma manifestação dos seus valores e como escolhe viver sua vida. Logo, é um direito seu não se sentir confortável fazendo o que a outra pessoa pede.
Só estou dizendo isso porque te amo
Esse tipo de advertência, aparentemente bem-intencionada, é outra das frases típicas de pessoas tóxicas. O perigo maior está nos comentários prejudiciais ou abusivos com o argumento de que vêm de um lugar de amor. Por exemplo: você deveria se cuidar mais porque está ganhando peso e digo isso porque me preocupo.
Nesses casos, é necessário estabelecer limites saudáveis. Uma sugestão de resposta à altura, conforme a psicóloga, é “agradeço sua preocupação, mas não aceito esse tipo de demonstração de amor“.
Leia mais: Como usar a inteligência emocional no trabalho, segundo Harvard
Uma das frases típicas de pessoas tóxicas é “a culpa sua”
Culpar os outros por suas próprias ações prejudiciais é típico de gente tóxica. Por exemplo, semear dúvidas na mente, nas ações e intenções. De início, tais comentários são tão convincentes que fazem a outra pessoa se questionar.
Nessa ocasião, há duas opções. Primeiramente, avaliar o problema e identificar quão responsável é pelo que te acusam. A partir disso, caso não seja responsável, pode-se responder: “Estou disposto ou disposta a assumir minha parte, mas não a sua”
Você é a pessoa difícil
Uma das formas de manipulação é semear dúvidas na mente de alguém e, com isso, convencê-lo de que carece de apoio externo. Trata-se de uma estratégia para fazer a pessoa se sentir isolada e dependente do seu suporte.
Diante dessas situações, a psicóloga sugere responder: “Agradeceria se expressasse suas próprias opiniões em vez de falar em nome dos outros”.
O verdadeiro problema é…
No momento em que se confronta uma pessoa manipuladora, uma das primeiras reações dela é tentar desviar a atenção. A partir disso, procurar culpados externos. O importante, segundo a doutora Cortney Warren, é voltar ao centro da conversa, com respostas como: “Por favor, mantenhamos o foco no assunto em discussão” ou “Parece que você está evitando abordar sua contribuição para o problema”.
Leia mais: Teste de Personalidade: este desafio pode revelar muito sobre suas preferências românticas. Confira!
Não se engane com “fiz isso por você”, pois é uma das frases típicas de pessoas tóxicas
Por fim, temos esta tática sutil, bastante comum e, por isso, difícil de identificar. De modo geral, consiste em culpar o outro por qualquer ação que a pessoa tentou e não saiu como esperava. Ou seja, em vez de assumir a responsabilidade por suas ações, desviam a culpa e crítica.
Só para exemplificar, digamos que a pessoa renunciou ao trabalho sem pensar muito a respeito e, depois, não conseguiu outro emprego. Daí, simplesmente afirma ter feito isso por “perceber que você não gostava de sua ausência”.
Diante disso, apenas responda: “Na verdade, não posso te obrigar a fazer nada. Seu comportamento é resultado de suas próprias decisões, não das minhas.”
Como se vê, a quantidade de frases típicas de pessoas tóxicas é grande e, por vezes, as atitudes até passam despercebidas. Mas, para sua própria saúde mental, é fundamental identificar e, assim, se proteger.
Comentários estão fechados.