Bill Gates acredita que a geração Z é a solução para um grande problema mundial

O bilionário acredita que a nova geração é a única capaz de resolver esse desafio global.

Bill Gates, fundador da Microsoft, é famoso não é de hoje por suas iniciativas tecnológicas e ações filantrópicas. No entanto, ele reconhece que há um problema global que ele ainda não conseguiu solucionar. E, o curioso é que o bilionário acredita que a Geração Z será capaz de solucioná-lo. Mas, qual é esse grande problema? Segundo ele, trata-se da desinformação.

Para Bill Gates, a Geração Z será a peça-chave na luta contra as fake news e o uso indevido da internet em relação à desinformação. Ainda, de acordo com o empresário, essa responsabilidade será essencial para o futuro digital da sociedade. Entenda mais a seguir.

Leia mais: Houve uma mudança no Facebook e isso pode não ser bom para você

Bill Gates acredita que a Geração Z é peça chave para o grande problema mundial

Bill Gates acredita que a geração Z é a solução para um grande problema mundial
Freepik.

Em recente entrevista à CNBC, Gates comentou sobre a importância de combater a desinformação e como ela se tornou um dos maiores desafios dos tempos modernos. Ele afirmou que, apesar de seus esforços em outras áreas, a desinformação é um problema que ele está esperando que a Geração Z possa resolver. Segundo Gates, essa geração já é profundamente impactada pelas mídias digitais e será a mais preparada para lidar com a questão.

Para especialistas, a Geração Z é a que mais consome conteúdos digitais e também a que mais pode trazer soluções inovadoras. Camila Rocca, ex-executiva da Meta, destaca que o maior desafio não está somente em identificar informações falsas, mas também em capacitar as pessoas a questionarem e refletirem sobre o que consomem. Para ela, o letramento digital é fundamental para que essa geração desenvolva um pensamento crítico em relação às informações que recebe.

Leia mais: 6 truques que os hackers usam para te atacar e nem os especialistas sabem

Educação digital nas escolas e empresas

Nos Estados Unidos, várias escolas e empresas já estão adotando medidas para lidar com esse cenário. Programas de letramento digital têm sido implementados com o objetivo de ensinar como funcionam a internet e os algoritmos, permitindo que as pessoas façam escolhas mais informadas. Grandes empresas, como Meta e Google, também têm investido em estratégias para alertar sobre fake news, utilizando inteligência artificial para marcar conteúdos duvidosos.

A crescente disseminação de informações falsas pela internet, impulsionada pela inteligência artificial, será um dos temas abordados por Gates no documentário “What’s Next? The Future With Bill Gates”, programado para estrear na Netflix em 18 de setembro. No documentário, Gates reforça sua preocupação com o uso indevido das tecnologias que ele mesmo ajudou a popularizar e sua esperança de que as futuras gerações consigam resolver esse problema.

Dessa forma, o impacto da desinformação é um dos grandes desafios do futuro digital. Porém, para Gates e especialistas, a Geração Z tem o potencial de transformar esse cenário e garantir um ambiente virtual mais seguro e confiável.

E você? Também acredita que a Geração Z terá esse poder de finalmente combater esse grande vilão que é a desinformação? Estar atento(a), aprender a questionar os fatos e sempre a pesquisar em fontes confiáveis é um dos primeiros passo para conseguir esse feito.

Comentários estão fechados.