Governo lança cartão de crédito e débito para MEI. Saiba como funciona!
Conheça os benefícios, vantagens e como solicitar o cartão para microempreendedor
O Governo Federal, em parceria com o Banco do Brasil, lançou, nesta segunda-feira (17/9), uma nova ferramenta financeira voltada para Microempreendedores Individuais (MEI): o cartão de crédito e débito para MEI. Com anuidade zero e facilidades no parcelamento de compras, a medida faz parte de um conjunto de iniciativas para formalizar negócios, simplificar operações comerciais e impulsionar o crescimento do setor.
De modo geral, o cartão pode ajuda com a centralização dos pagamentos e a oferta de parcelamentos acessíveis. Assim, o MEI pode organizar melhor seu fluxo de caixa e a controlar suas finanças. Além disso, há a possibilidade de adesão de outros bancos ao projeto. Isso torna a perspectiva mais atrativa, além de expandir o alcance da iniciativa em todo o país.
O que é o Cartão de Crédito para MEI?
A princípio, o cartão de crédito para MEI é um produto criado especificamente para microempreendedores. O intuito é principalmente simplificar o controle financeiro e oferecer benefícios que se alinham às necessidades do pequeno empresário. Entre os principais atrativos estão a anuidade zero e a possibilidade de parcelar tanto compras quanto faturas.
LEIA MAIS: 5 regras básicas sobre o uso da vírgula que você deveria conhecer
Outro diferencial é a personalização do cartão, que inclui uma logomarca exclusiva MEI. Além disso, há um QR Code que redireciona ao Portal do Empreendedor, plataforma oficial do governo.
Benefícios do cartão
Entre as vantagens que o cartão de crédito para MEI oferece estão:
- Anuidade zero: não há cobrança de taxa anual, economia importante principalmente para quem está começando.
- Parcelamento de compras e faturas: flexibilidade para gerir as despesas do negócio, facilitando o fluxo de caixa.
- Controle financeiro: com o cartão, é possível concentrar o pagamento de contas, boletos e outras despesas, simplificando o gerenciamento.
- Acesso à capacitação empreendedora: o cartão oferece acesso à Liga PJ, plataforma que disponibiliza capacitação gratuita para o crescimento e fortalecimento do empreendedorismo.
Por fim, ao utilizar o cartão, o microempreendedor pode participar de desafios e jogos dentro da plataforma Ourocard, com chances de ganhar prêmios.
LEIA MAIS: Reviva o clássico gótico: a série dos anos 90 que marcou época
Como solicitar o cartão de crédito para MEI?
Para aderir ao cartão, o MEI pode ir diretamente às agências do Banco do Brasil ou apenas acessar o site oficial da instituição. Mas, antes, é preciso se registrar no Portal do Empreendedor e ter suas obrigações fiscais em dia. Por exemplo, o o pagamento do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional).
Além disso, apresentar documentação pessoal e da empresa, conforme solicitado pelo banco. O prazo para aprovação varia conforme o fluxo de solicitações.
ARTIGOS RELACIONADOS:
- Nubank: Transformar limite do cartão de crédito em dinheiro vale a pena?
- Quer tornar seus negócios mais lucrativos? 4 dicas de empresários bem-sucedidos!
- 8 profissões que podem desaparecer até 2027
Comentários estão fechados.