5 sinais de que alguém está fazendo jogos mentais com você

Jogos mentais são armadilhas utilizadas por algumas pessoas e você deve saber se preparar para não cair nelas.

Comportamentos suspeitos de manipulação com jogos mentais podem passar despercebidos, mas estão presentes em muitos relacionamentos. Estar ciente dessas táticas é crucial para proteger-se contra sua influência prejudicial. Nesse caso podem estar envolvidos jogos psicológicos insidiosos que minam a confiança da vítima em sua própria realidade. Além de manipulação emocional que induz sentimentos de culpa e insegurança e outros comportamentos comuns. Assim, reconhecer esses sinais é o primeiro passo para resistir à manipulação e manter relacionamentos saudáveis e autênticos.

Comportamentos suspeitos de manipulação com jogos mentais

Pessoas que praticam jogos psicológicos nas outras frequentemente exibem certos comportamentos que podem ser manipulativos ou desonestos. Esses jogos são usados para ganhar vantagem, controlar ou desestabilizar a outra pessoa, muitas vezes sem que ela perceba que está sendo manipulada. Por isso, confira a seguir alguns sinais para que você não caia na armadilha.

1. Gaslighting

Essa palavra se tornou moda nos últimos tempos, principalmente pelo fato das pessoas estarem mais atentas aos relacionamentos abusivos. Este é um dos jogos mentais mais nocivos.

A pessoa faz com que outra duvide de sua própria memória, percepção ou sanidade, frequentemente questionando eventos ou conversas que aconteceram ou negando que certos eventos ocorreram, fazendo com que a vítima questione sua própria realidade.

Leia mais: 8 sinais sutis que podem indicar infelicidade nos homens

2. Passivo-agressividade

Comportamento passivo-agressivo inclui fazer comentários sarcásticos ou indiretas, procrastinar, expressar ressentimento de maneira sutil em vez de abertamente, e evitar a comunicação direta. Isso pode confundir a vítima e tornar difícil entender o que a outra pessoa realmente está sentindo ou querendo, até o ponto da vítima perder a paciência, que é onde o agressor consegue virar o jogo.

3. Manipulação emocional

Isso pode incluir fazer a vítima se sentir culpada, vergonha, ou não valiosa para influenciar seu comportamento. Os manipuladores muitas vezes usam a afetividade como uma ferramenta, oferecendo atenção e carinho quando conveniente para eles, e retirando-o abruptamente.

Leia mais: Bateu a preguiça? 5 hábitos para não ser uma pessoa preguiçosa

4. Vitimização

A pessoa pode constantemente colocar-se no papel de vítima para ganhar simpatia sua e de terceiros ou para evitar a responsabilidade por seus atos. Isso pode confundir e manipular os outros a darem-lhe o que deseja sem questionar suas intenções.

5. Triangulação

Envolver uma terceira pessoa para validar suas opiniões ou para criar rivalidade pode ser uma forma de manipulação. Isso pode incluir falar mal de outros para você e vice-versa ou compará-lo a terceiros de forma a criar inseguranças. Dessa forma, o manipulador consegue fazer duas vítimas ao mesmo tempo, já que uma ficará contra a outra, tudo pelas informações passadas pelo manipulador.

Comentários estão fechados.