Idiomas primitivos: veja como 7 línguas antigas se mantiveram vivas até os dias atuais.

Idiomas que sobreviveram à passagem dos séculos

Os idiomas têm uma longa história de evolução ao longo dos séculos. Muitas línguas antigas, inclusive, se tornaram extintas, deixando apenas registros escritos de sua existência. No entanto, existem alguns idiomas que resistiram ao tempo e ainda são usados hoje.

Trazemos aqui alguns exemplos de línguas que ainda são faladas nos dias atuais, mas que surgiram há milhares de anos. Certamente você conhece algumas delas. Confira!

Idiomas primitivos que resistiram ao passar dos séculos

Chinês

O chinês é um dos idiomas mais antigos ainda em uso. Surgiu há cerca de 3 mil anos e é conhecido por suas complexas formas de escrita e rica tradição literária.

Atualmente, mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo falam o chinês, o que o torna uma das línguas mais faladas no planeta. Além disso, existem diversos dialetos do chinês, sendo o mandarim o mais utilizado.

LEIA MAIS: Civilização maia: uma história fascinante

Aramaico

O aramaico é uma língua semítica antiga, que remonta a cerca de 1200 a.C. Foi a língua do Império Assírio e posteriormente do Império Persa. Uma variante do aramaico, conhecida como aramaico sírio, é a língua litúrgica das igrejas ortodoxas orientais, especialmente na Síria.

Algumas comunidades religiosas ainda utilizam o aramaico, considerando-o uma parte significativa da herança cultural dessas regiões.

Latim

O latim é uma das línguas antigas mais famosas e influentes. Originalmente falado no Lácio, na Itália, tornou-se a língua do Império Romano. Embora tenha perdido sua posição como uma língua de comunicação comum, as pessoas ainda ensinam e usam amplamente o latim em textos jurídicos, científicos e religiosos.

A Igreja Católica Romana ainda utiliza o latim em várias liturgias e documentos oficiais.

Pali

O Pali é a língua litúrgica do budismo e uma das línguas mais antigas usadas na tradição budista. Ele se originou do sânscrito e abriga as escrituras budistas mais antigas. Embora não seja uma língua de uso comum, o Pali ainda é estudado e utilizado nas práticas religiosas do budismo em países como Sri Lanka e Tailândia.

LEIA MAIS: A História da Cerveja: Um Brinde à Antiguidade e à Diversidade

Grego

O grego antigo é um dos idiomas primitivos mais importantes da história. Serviu de base para a filosofia, literatura e ciência ocidentais. O grego antigo não é mais uma língua de comunicação, mas as pessoas falam amplamente o grego moderno, que se originou do grego antigo, na Grécia e em Chipre.

O grego moderno ainda mantém muitas raízes do grego antigo, tornando-o uma língua notável em termos de continuidade histórica.

Hebraico

O hebraico é uma das línguas mais antigas do mundo que ressurgiu de um estado quase extinto para se tornar uma língua ativa novamente. Durante séculos, o hebraico era usado principalmente em textos religiosos e litúrgicos, mas, no final do século XIX, foi revivido como língua falada em Israel.

Hoje, o hebraico é uma língua oficial de Israel e amplamente falado na região. Sua ressurreição é um fenômeno linguístico notável.

Quer saber mais? Então, não perca as novidades esperando por você no site do Mundo Em Revista.

Comentários estão fechados.