Quais músicas podem aumentar a sua produtividade?

Desvende o segredo por trás da relação entre música e desempenho, explorando como suas preferências musicais podem moldar sua produtividade.

Você já pensou em como a música e produtividade podem ser aliadas? De acordo com estudo recente, aquela playlist que você escolhe pode ter um impacto real no seu desempenho diário. Desse modo, vamos explorar essa conexão e descobrir como fazer as escolhas musicais certas pode ajudar a desbloquear todo o potencial em atividades diárias.

O estudo da relação entre Música e Produtividade

Manter um equilíbrio de excitação cognitiva pode contribuir para uma maior eficiência durante as atividades mentais diárias. Por isso, controlar essa excitação com base no desempenho cognitivo por meio de intervenções simples do cotidiano, como a música, torna-se um tema de extrema relevância.

Leia mais: 6 estratégias eficientes para gerenciar o tempo e cumprir suas tarefas

A Lei de Yerkes-Dodson como base do estudo

Pesquisadores da NYU Tandon, liderados por ‘Rose Faghih’, impulsionaram um estudo inspirado na lei Yerkes-Dodson da psicologia, conhecida como a lei do U invertido, para investigar a relação entre excitação e desempenho ao longo de uma tarefa cognitiva na presença de música.

Publicado no IEEE Open Journal of Engineering in Medicine and Biology, a pesquisa destaca que o desempenho humano é influenciado pelo nível de excitação cognitiva, seguindo uma curva em forma de U invertido: um nível moderado de excitação resulta em um desempenho ideal, enquanto níveis extremos podem levar a ansiedade ou tédio.

Leia mais: Investir com sabedoria: os 5 pilares de Kahneman para evitar perdas financeiras

Método de aplicação e resultados da correlação entre Música e Produtividade

Durante a pesquisa, os participantes selecionaram músicas com componentes musicais tanto calmantes quanto emocionantes, buscando simular ambientes de baixa e alta excitação.

Utilizando dados fisiológicos periféricos e sinais comportamentais, os pesquisadores decodificaram os padrões de excitação e desempenho relacionados à música escolhida. Resultados revelaram que os participantes apresentaram melhor desempenho geral quando expostos à música emocionante.

Leia mais: 6 sinais indicam que você alcançará o sucesso, mesmo que mais tarde

Pensando na prática

Os pesquisadores desenvolveram um decodificador de excitação baseado no desempenho, dando dicas importantes sobre a dinâmica do desempenho cognitivo.

Dessa forma, essa ferramenta pode fornecer uma compreensão mais profunda de como as respostas fisiológicas e os estados cognitivos interagem para influenciar a produtividade.

Embora diversos fatores, como a natureza da tarefa e as características individuais dos participantes, possam influenciar os resultados, a pesquisa sugere que a música pode ser uma ferramenta viável para melhorar o desempenho cognitivo e modular a excitação conforme as necessidades específicas pessoais.

Estilos musicais que podem auxiliar a produtividade

Determinados estilos musicais podem impulsionar a produtividade diária, oferecendo o ritmo ideal para cada tarefa. Assim sendo, desde músicas calmas e instrumentais até batidas animadas e motivadoras, a música exerce um poder para manter o foco e aumentar eficiência.

  • Sons de natureza;
  • Trilhas sonoras de filmes e/ou jogos;
  • Música clássica.

Comentários estão fechados.