Jaca-mole ou jaca-dura: qual é a melhor? Veja seus benefícios

Conheça os benefícios dessa fruta incrível. Entenda também as diferenças entre elas.

A jaca-dura, uma variedade menos conhecida da fruta, tem conquistado um certo destaque pelo seu sabor peculiar e por seus diversos benefícios à saúde. Originária da Ásia, a tem uma série de propriedades que a tornam uma aliada valiosa da saúde e o bem-estar geral.

Ao incluir a jaca-dura em sua alimentação, você desfruta de seus sabores únicos, e também nutre seu corpo com uma variedade de nutrientes essenciais. Veja quais são seus benefícios, e a diferença da jaca-mole.

Benefícios da jaca dura

Aliada da saúde do coração

Sua composição inclui potássio, um mineral que tem um papel importante no controle da pressão arterial. A ingestão adequada de potássio está associada à redução do risco de hipertensão, acidentes vasculares cerebrais e outras condições do coração.

Além disso, a presença de fibras solúveis na jaca-dura pode contribuir para a redução dos níveis de colesterol ruim, influenciando na saúde cardiovascular.

Leia mais: Café: amigo ou inimigo da saúde? Conheça os benefícios e riscos da cafeína

Fortalecimento do sistema imunológico

Rica em vitamina C, a jaca-dura também age no fortalecimento do sistema imunológico. A vitamina C é conhecida por sua capacidade antioxidante, que vai contra os radicais livres no corpo, reduzindo o estresse oxidativo e fortalecendo as defesas naturais do organismo. Um sistema imunológico forte ajuda a combater infecções e manter a saúde geral.

Melhora da saúde do intestino

A jaca-dura é uma excelente fonte de fibras alimentares, o que ajuda na saúde do sistema digestivo. As fibras auxiliam a regularizar o intestino, prevenindo a constipação e melhorando a formação de fezes saudáveis. Além disso, as fibras alimentares aumentam o número de bactérias boas para o intestino.

Fonte de energia

A fruta é uma fonte de energia natural devido ao seu teor de carboidratos. Essa composição faz da jaca-dura uma opção saudável para aqueles que buscam um impulso rápido de energia.

O consumo de jaca-dura antes de atividades físicas pode fornecer uma fonte de energia de liberação lenta, agindo na resistência durante exercícios prolongados.

Leia mais: Conheça a teoria da casca de laranja e aprenda a demonstrar amor com gestos simples

Diferença entre Jaca-Dura e Jaca-Mole

A principal distinção entre elas está relacionada à consistência e ao sabor. A jaca-dura, como o nome sugere, tem uma polpa mais firme e consistente. Ela é muito utilizada em pratos cozidos e assados devido à sua textura parecida com carne quando cozida.

Já a jaca-mole tem uma polpa mais macia e adocicada, sendo geralmente consumida in natura ou em preparações que demandam uma textura mais delicada. Sendo assim, a escolha entre a jaca-dura e a jaca-mole depende da preferência pessoal e do propósito culinário.

Comentários estão fechados.