A semente fácil de encontrar que é o novo ouro do emagrecimento

Descubra os benefícios e a versatilidade da linhaça dourada na sua dieta.

A linhaça dourada é amplamente conhecida por suas propriedades benéficas para a saúde, e assim está conquistando o mundo da alimentação saudável. Embora seja consumida há séculos, seu recente destaque se deve à alta concentração de nutrientes em pequenas quantidades. Proveniente da planta Linum usitatissimum, esta semente é valorizada por suas propriedades benéficas para a saúde.

Leia mais: Transforme palitos de picolé em itens incríveis para sua casa

Benefícios nutricionais

Primeiramente, a linhaça dourada é uma fonte rica de fibras, o que traz múltiplos benefícios para a saúde, como a melhoria do processo de digestão e a regulação dos níveis de açúcar e colesterol no sangue. Apenas uma colher de 7 gramas de linhaça dourada contém 2 gramas de ácidos graxos poliinsaturados, 2 gramas de fibra alimentar e apenas 37 calorias.

A linhaça dourada é uma excelente fonte de energia, fornecendo 534 calorias a cada 100 gramas. É também uma boa fonte de proteínas, contendo 18,3 gramas, e de carboidratos, com 28,9 gramas. Além disso, a linhaça dourada é rica em gorduras saudáveis, oferecendo 42,4 gramas de gorduras totais, das quais 6,3 gramas são de ômega-3 e 5,9 gramas de ômega-6. Esses ácidos graxos são essenciais para a saúde cardiovascular e cerebral.

A semente também é uma fonte significativa de minerais, como magnésio (392 mg), zinco (7,8 mg), cálcio (211 mg) e fósforo (615 mg), todos essenciais para a manutenção de ossos fortes e um sistema imunológico saudável.

No entanto, os especialistas recomendam consumi-la na forma de farinha ou triturada, pois o intestino não consegue digerir e absorver todos os nutrientes do grão inteiro.

Leia mais: Quanto tempo é o ideal para fazer em uma caminhada matinal?

Versatilidade na alimentação

Além de todos esses benefícios, a linhaça dourada também possui um sabor suave, o que a torna versátil e fácil de incorporar em diversas receitas, e consequentemente na sua dieta.  Nesse sentido, ela pode ser adicionada a iogurtes, sucos, saladas, arroz, e também pode ser usada em preparações como bolos, pães, panquecas e biscoitos.

Lembre-se: para facilitar a absorção dos nutrientes, procure moer as sementes antes de consumir. Para obter os benefícios da linhaça dourada, a quantidade recomendada é de 1 colher de sopa por dia. No entanto, não é aconselhável consumir mais de 4 colheres de sopa diariamente, pois a ingestão excessiva de fibras pode causar disbiose intestinal. Agora, confira uma receita:

Leia mais: Você pensa que sabe limpar a sua Air Fryer? Veja o jeito certo!

Panqueca de banana com linhaça

Por fim, com certeza você deve estar se perguntando como incorporar a linhaça na sua alimentação de uma forma deliciosa e é justamente por isso que separamos uma receita para você. Como já dissemos, a linhaça é muito versátil. Sendo assim, você pode combiná-la em receitas saudáveis, mas também muito gostosas. Veja, por exemplo, essa aqui de panqueca de banana com linhaça.

Ingredientes:

  • 1 banana madura;
  • 2 colheres (sopa) de aveia;
  • 1 ovo inteiro;
  • 1 colher (chá) de linhaça moída;
  • Canela em pó a gosto;
  • Mel a gosto.

Modo de preparo:

  1. Amasse a banana com um garfo até formar um purê;
  2. Acrescente o ovo, a aveia e a linhaça moída;
  3. Misture bem até obter uma massa homogênea;
  4. Aqueça uma frigideira antiaderente em fogo médio;
  5. Despeje a massa na frigideira e cozinhe até dourar dos dois lados;
  6. Coloque a panqueca em um prato, polvilhe canela e adicione o mel. Sirva em seguida.

Comentários estão fechados.