Maneiras eficientes de criar hábitos saudáveis? A ciência revela!
Quer saber como criar bons hábitos? Confira algumas estratégias comprovadas que podem te ajudar a alcançar seus objetivos.
No meio da correria do dia a dia, conhecer as melhores maneiras de cultivar bons hábitos é fundamental para ter uma qualidade de vida melhor. Não existe uma receita única, mas sim um conjunto de estratégias que cada pessoa pode adaptar de acordo com suas necessidades individuais.
Ter uma alimentação saudável, fazer exercícios regularmente, melhorar a qualidade do sono e gerenciar o estresse são temas recorrentes nos dias de hoje.
Mas por que, então, mesmo sabendo quais são os bons hábitos, não conseguimos praticá-los? Pesquisadores descobriram a resposta e revelaram as melhores maneiras de desenvolvê-los.
Confira a seguir!
LEIA MAIS: Precisa melhorar a sua saúde mental? Confira 9 hábitos simples e funcionais
Especialistas revelam as melhores estratégias para cultivar bons hábitos
De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Duke (EUA), aproximadamente 40% das nossas ações diárias são influenciadas pelos hábitos que desenvolvemos.
Isso significa que, se não cultivarmos bons hábitos ao longo da vida, corremos o risco de desperdiçar quase metade de cada dia em atividades improdutivas ou negligenciando o que realmente importa.
Outro estudo, publicado no Journal of Clinical Psychology, revelou que cerca de 54% das pessoas que tentaram mudar um hábito não conseguiram mantê-lo por mais de seis meses.
E qual é a explicação para isso? Pesquisadores afirmam que, na maioria das vezes, queremos fazer grandes mudanças em nossas vidas, mas nem sempre planejamos corretamente ou não nos esforçamos o suficiente.
De acordo com especialistas do MIT (Massachusetts Institute of Technology), os hábitos são formados por:
- Motivação para iniciar algo.
- Ações que realizamos para alcançar algo.
- Recompensa que recebemos, o que nos faz desejar repetir o comportamento.
Mas quanto tempo leva para desenvolver um novo hábito? Alguns dizem que são 20 dias, outros dizem 60. Na verdade, depende do hábito e de cada pessoa.
Quando aprendemos algo e se torna uma rotina, o cérebro faz isso sem esforço, como se fosse automático. Os hábitos são como atalhos para o cérebro, para que ele não se canse com coisas que já sabe fazer.
LEIA MAIS: 9 hábitos de pessoas consideradas preguiçosas, mas que têm sucesso
Dessa forma, quanto mais repetimos essas ações e pensamentos, mais esses hábitos se fixam em nossa mente.
Por isso, é importante entender que mudar ou iniciar hábitos não é fácil, requer esforço, paciência e persistência. Vale a pena refletir sobre como você lida com as mudanças em sua vida.
Comentários estão fechados.