Medo de se relacionar? 5 sinais de que você tem hiperindependência

A busca incessante pelo controle te impede de encontrar o amor e a felicidade, evitando que você crie conexões mais profundas.

Se conectar com outras pessoas exige entrega, confiança e vulnerabilidade. Mas para muitos, a ideia de se abrir pode ser assustadora, gerando um grande medo de se relacionar.

Com isso, uma das principais razões para o receio de ser magoado, rejeitado ou até mesmo de perder o controle é a hiperindependência, um comportamento cada vez mais comum que impede a construção de laços genuínos.

A armadilha da autossuficiência e o medo de se relacionar

A hiperindependência, expressão popularizada pela coach americana Andrea Owen, caracteriza pessoas que acreditam que podem e devem fazer tudo sozinhas.

Por isso, elas recusam ajuda, evitam contato emocional e se isolam socialmente para manter a sensação de controle sobre suas vidas.

Embora possa parecer uma forma de proteção e empoderamento, a hiperindependência pode, na verdade, tornar-se uma armadilha prejudicial. Uma vez que ela esconde um medo profundo de se conectar com os outros.

No geral, decepções amorosas, traumas do passado ou a crença de que deve ser forte o tempo todo podem levar ao desenvolvimento desse comportamento, fazendo a pessoa acreditar que não precisa de ninguém.

Dessa forma, a hiperindependência pode ter um impacto negativo em todas as áreas da vida, sobretudo a profissional, familiar e amorosa.

No amor, por exemplo, a pessoa hiperindependente pode ter dificuldade em se abrir para um relacionamento, ter medo de intimidade e sabotar qualquer chance de felicidade.

Leia mais: Você pode ter a Síndrome do Pato Flutuante e não ainda não sabe

Sinais de que você é hiperindependente

  • Você se sente desconfortável em pedir ajuda, mesmo quando precisa;
  • Você prefere fazer tudo sozinho, mesmo que isso signifique se sobrecarregar;
  • Você tem dificuldade em confiar nos outros e se abrir emocionalmente;
  • Você se sente ansioso ou inseguro quando está em um relacionamento;
  • Você tem dificuldade em se conectar com outras pessoas em um nível profundo.

Leia mais: 4 sinais de que você é uma pessoa boa, mesmo sem perceber

O que fazer para melhorar e perder o medo de se relacionar?

Se você se identifica com alguns dos sinais acima, saiba que a mudança é possível. Embora o medo de ser vulnerável possa parecer intimidante, é importante não permitir que ele lhe impeça de construir relacionamentos significativos.

Afinal, laços genuínos exigem vulnerabilidade e honestidade emocional. Uma vez que é através da abertura para o desconhecido e da coragem de expor nossas imperfeições, que construímos conexões profundas com os outros.

Então, com ajuda profissional e trabalho interno, você pode aprender a lidar com seus medos, construir relacionamentos saudáveis e viver uma vida mais plena.

Comentários estão fechados.