12 melhores filmes brasileiros para assistir na Netflix
De dramas a comédias, os destaques da produção nacional na plataforma de streaming
O cinema nacional, inegavelmente, produz obras de qualidade inquestionável. Prova disso foi o destaque de duas produções no último Festival de Cannes, inclusive, com o aplauso do filme Motel Destino, por 12 minutos seguidos. Então, claro que haveria títulos nas plataformas de streaming, inclusive originais. Só para exemplificar, te trouxemos 8 dos melhores filmes brasileiros para assistir na Netflix. Uma dica e tanto para o feriadão, hein?
Cidade de Deus (2002)
Aclamado pela crítica, Cidade de Deus acompanha a evolução da favela carioca, pelos olhos de Buscapé (Alexandre Rodrigues), um jovem que sonha em ser fotógrafo. O filme percorre diferentes eras da comunidade, mostrando desde o fim do Trio Ternura até a ascensão de Dadinho (Douglas Silva) como chefe do tráfico. Sem falar no personagem icônico de João Pequeno. Entre os prêmios do longa, estão:
- Bafta de Melhor Montagem
- Satellite Award como Melhor Filme Estrangeiro
- British Independent Film Award de Melhor Filme Estrangeiro Independente
Tropa de Elite (2007)
Já Tropa de Elite segue a rotina dos policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) do Rio de Janeiro. O capitão Nascimento (Wagner Moura) quer deixar a corporação. Por isso, enquanto enfrenta “o sistema”, busca um substituto. Daí, acompanha o desenvolvimento de dois policiais honestos que se deparam com a corrupção – inclusive dentro do batalhão.
Também premiado, o longa recebeu, por exemplo, o de melhor filme no Urso de Ouro, em Berlim.
Leia mais: Filme da Netflix inspirado no best-seller de Rhonda Byrne. Imperdível
Um dos melhores filmes brasileiros na Netflix é Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (2014)
Leonardo (Guilherme Lobo) é um adolescente cego que leva uma vida monótona ao lado de sua amiga Giovana (Tess Amorim) e sua mãe superprotetora (Lúcia Romano). Mas, a chegada do novo aluno Gabriel (Fábio Audi) transforma sua rotina, iniciando uma jornada de autoconhecimento e independência, em uma história repleta de romance que levou o prêmio de Melhor Filme no Teddy Award.
Que Horas Ela Volta? (2015)
Um retrato da desigualdade social e do estigma da empregada que “faz parte da família”, Que Horas Ela Volta? conta a trajetória de Val (Regina Casé), uma pernambucana que mudou-se para São Paulo em busca de trabalho. Para isso, precisou deixar a filha Jéssica em sua terra natal. Treze anos depois, a menina (Camila Márdila) vai a São Paulo para prestar vestibular, criando tensões entre ela e os patrões da mãe. Só para ilustrar, o filme levou sete troféus no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, inclusive de Melhor Direção e Melhor Atriz.
Carandiru (2003)
Baseado no livro do dr. Dráuzio Varella, Carandiru narra a história de um médico sanitarista (Luiz Carlos Vasconcelos) que começa um trabalho de prevenção à AIDS no maior presídio da América Latina. Neste sentido, ele vivencia a realidade precária e violenta dos prisioneiros, além de narrar os horrores do massacre do Carandiru, no qual 111 prisioneiros foram mortos.
O longa foi altamente premiado, além de indicado em premiações importantes, por exemplo, o Festival de Cannes.
Aquarius (2016) é um dos melhores filmes brasileiros na Netflix
Em Aquarius, Clara (Sonia Braga) é uma jornalista aposentada, viúva e mãe de três filhos adultos que vive em Recife, em um apartamento à beira-mar. Entretanto, sua residência é ameaçada quando uma grande empresa corporativa tenta comprar todos os apartamentos do prédio, restando apenas o dela. Além das indicações ao Cannes, Aquarius foi vencedor no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, entre outros festivais.
O Lado Bom de Ser Traída (2023)
O mais recente da lista, O Lado Bom de Ser Traída narra a jornada de Babi (Giovanna Lancellotti), uma jovem contadora prestes a se casar com Caio (Micael Borges). No entanto, ela descobre, na sua despedida de solteira, que está sendo traída. Determinada a superar a situação, Babi decide dar a volta por cima. O longa é uma adaptação do romance de Sue Becker.
Leia mais: Do fracasso ao sucesso: séries de comédia que viraram o Jogo
7 Prisioneiros (2021)
Em 7 Prisioneiros, dirigido por Alexandre Moratto, o jovem Mateus aceita trabalhar em um ferro-velho em São Paulo para tentar proporcionar uma vida melhor à sua família. Porém, ele entra no perigoso mundo da escravidão contemporânea, precisando, à força, escolher entre continuar nessa situação ou arriscar o futuro de sua família.
Mais filmes brasileiros para assistir na Netflix
Além destes títulos, outros se destacam na plataforma de streaming, mostrando a versatilidade da produção nacional. Por exemplo:
- Estômago (2007)
- Xingu (2011)
- Minha Mãe é uma Peça (2013)
- Elis (21016)
Então, qual dos filmes nacionais você já assistiu na Netflix? E qual deles é o seu favorito?
Comentários estão fechados.