Melhores países para viver após a aposentadoria: América Latina brilha no top 5
Ranking considera avaliação de correspondentes e colaboradores, colocando 5 latino-americanos entre os melhores países para viver após a aposentadoria.
Vai se aposentar e deseja desfrutar de tranquilidade, após tantos anos de trabalho? Ou talvez queira planejar uma vida tranquila e de qualidade? Que tal dar uma olhada nestes 10 países ideais para viver após a aposentadoria?
O ranking do Índice Global de Aposentadoria, divulgado pela revista digital International Living, pode ajudá-lo a decidir! A lista é baseada na experiência do cotidiano dos correspondentes e colaboradores em cada local.
Assim, eles relatam sobre a possibilidade de viver com melhor qualidade de vida gastando menos dinheiro. No ranking, os países da América Latina se destacam como ótimas opções para viver após a aposentadoria.
1. Costa Rica
Um país que, como os costarriquenhos dizem, é Pura Vida! Com pontuação de 83,57 no ranking, a Costa Rica ficou no topo da lista graças a uma série de fatores.
Em primeiro lugar, as belezas naturais, com uma diversidade incrível que vai desde florestas tropicais até vulcões. Sem mencionar as praias, tanto no Caribe quanto no Pacífico.
Além disso, a Costa Rica incentiva a vinda de pessoas de outros países, graças à receptividade dos moradores. Mas o que realmente chama a atenção é a qualidade de vida. Por exemplo:
- Opera com 98% de energia sustentável
- A água das torneiras é potável
- Como não há Exército desde 1948, o investimento vai todo para a educação e saúde
- Sistema de saúde público e privado com profissionais altamente especializados
Uma dica para quem escolher a Costa Rica como um dos países para viver após a aposentadoria? Faça uma trilha (a mais tranquila possível) para ver o vulcão Arenal de perto. Além disso, conheça o Vulcão Irazu (e leve roupas de frio, mesmo que esteja calor).
Ah, e não deixe de visitar o mercado municipal em San Jose, com vendedores sempre simpáticos!
LEIA MAIS: Filme premiado com o Oscar e muito elogiado pela crítica estreia na Netflix
2. Portugal, ainda um dos melhores países para viver após a aposentadoria
Há quem diga que o país está enfrentando crises habitacional e trabalhista? Sim, é verdade. No entanto, Portugal oferece uma qualidade de vida que poucos países conseguem proporcionar. Tanto que sua pontuação no ranking foi de 83,28.
Principalmente pela segurança, mesmo em grandes cidades como Porto (embora não seja aconselhável usar o celular à noite). Além disso, come-se muito bem por um preço acessível, tanto nos mercados quanto nos restaurantes. Para ilustrar, é possível aproveitar menus completos por menos de €9!
O transporte também é de destaque, tanto os ônibus quanto o metrô. E, para viajar, o valor também é baixo! Por exemplo, uma passagem entre Aveiro e Porto custa menos de €3!
Aqui vai uma dica para quem deseja uma vida tranquila após se aposentar: escolha cidades do interior, como Vila Real, no Vale do Rio Douro, ou Aveiro, a Veneza Portuguesa.
LEIA MAIS: Peperômia Melancia: aprenda a cuidar dessa planta que encanta
3. México
A América Latina aparece novamente entre os melhores países para viver após a aposentadoria! Mais um destino se destaca e não é difícil entender o motivo!
Com pontuação de 83, o México se destacou principalmente pelo custo-benefício, paisagens naturais e hospitalidade. Há diversas cidades para escolher. Cancún e as regiões da Riviera Maya são lugares cheios de história, praias de mar azul e diversão.
E se você preferir cidades grandes, a capital, Cidade do México, é sempre uma excelente escolha!
LEIA MAIS: 5 livros que vão fazer seu 2024 começar melhor e mais leve
4. Panamá
Respeito à sustentabilidade e ao meio ambiente? O Panamá possui! Eleito como o 4º melhor país para viver após a aposentadoria, o Panamá é outro país latino-americano que se destaca no ranking.
Com uma pontuação de 82,85, o Panamá também é um país seguro e com uma economia atrativa. E claro, não podemos esquecer do mar do Caribe e do clima sempre favorável. A pontuação final alcançada foi de 82,85 na lista!
5. Espanha entre os melhores países para viver após a aposentadoria
Fechando o top 5 do ranking, a Espanha combina tradição e modernidade. Com uma pontuação de 79,71, o país se destaca principalmente pelo sistema público de saúde, que oferece um atendimento de alto padrão também nos hospitais privados.
Mas agora, falando das atrações, há para todos os gostos! O país possui uma história e cultura rica, visível nas paisagens, gastronomia, arte e cidades.
E a gastronomia? É impossível resistir a uma boa paella, sangria e tapas! Dicas? Desde as grandes cidades como Barcelona e Madri até a espiritualidade de Compostela e Vigo… você encontrará seu lugar depois de se aposentar.
LEIA MAIS: 6 hábitos simples que podem elevar a sua inteligência emocional.
Outros países para viver após a aposentadoria
Além dos países mencionados acima, o ranking também destaca os seguintes países para aposentados:
- Equador (77,42)
- Grécia (77)
- Malásia (75,71)
- França (74,85)
- Colômbia (74,71)
E então, já decidiu qual será o seu destino entre os países para viver após a aposentadoria?
Comentários estão fechados.