Não é impossível! 6 dicas para conseguir um emprego mesmo sem contatos!

Aprenda a expandir sua rede, destacar suas habilidades e conquistar oportunidades

Se está na busca ativa por oportunidades, já deve ter ouvido a frase que, às vezes, dói mais que as negativas do recrutador: “não é o que você sabe, mas quem você conhece”. Pois é, o tal do “quem indica”, por vezes, relega bons candidatos ao limpo pela simples falta de contato. Ocorre que, embora as indicações realmente ajudem, é possível, sim, conseguir um emprego sem networking. O segredo está em planejar e se preparar mais.

Não se apegue às estatísticas, mas segundo a Forbes, contatos podem aumentar em até quatro vezes as chances de contratação. Isso pega sobretudo quem está em transição de carreira e, pior, pessoas que mudaram de cidade ou país. Porém, nem todo mundo conhece todo mundo. Do contrário, do que serviriam os serviços de RH, né?

Por isso, nada de desânimo! Confira, a seguir, dicas de especialistas para conquistar sua vaga dos sonhos, apesar de não ter o famoso “QI”.

Expandir sua rede de contatos: primeiro passo para conseguir um emprego sem networking

Antes de tudo, lembre-se de que nunca é tarde para ampliar sua rede de contatos. Não é necessário ter uma lista enorme de conexões. Inclusive, a qualidade da sua rede é mais importante do que a quantidade de pessoas em seu círculo.

LEIA MAIS: 7 palavras que indicam arrogância e você deve evitar

E, para estas pessoas, adote sempre uma estratégia. Não que você precise chegar na mesa do bar fazendo propaganda de si, mas na primeira oportunidade, destaque suas habilidades, qualificações e personalidade.

Quem sabe, naquele cafezinho da padaria, você não consiga uma indicação para aquela empresa que estava de olho?

Foco na busca por emprego

A sua busca também deve ser bem planejada e intencional se quer conseguir um emprego sem networking. Em primeiro lugar, tenha uma ideia clara do cargo que deseja. Depois, faça uma lista de empresas e títulos de cargos de interesse.

E aqui, vai uma dica. Como as posições ou nomes dados aos cargos variam entre organizações e setores, amplie seus critérios de busca para incluir funções similares. Depois, configure alertas de vagas para receber notificações constantes de oportunidades relevantes.

Comece a construir sua rede para conseguir um emprego sem networking

Se você acabou de se formar ou pensa em mudar de carreira, pode começar sua rede do zero. No entanto, vá atrás de quem você já conhece, como família e amigos. Pode ser que alguém “conheça alguém que conheça”.

Além disso, participe de grupos de ex-alunos da faculdade para conhecer novas pessoas. Outros locais para expandir sua rede incluem:

  • Feiras de negócios
  • Eventos esportivos
  • Reuniões de voluntariado
  • Seminários e convenções

LEIA MAIS: O que significa olhar para cima enquanto fala com alguém, segundo a psicologia

Mas, os eventos presenciais não são a única forma de expandir sua rede. Para o networking online, aliás, o LinkedIn é a plataforma ideal. Por isso, otimize seu perfil e conecte-se com pessoas que compartilham interesses.

Ademais, participe de grupos no LinkedIn e eventos virtuais. À medida que você ganha visibilidade, crie conteúdo para se posicionar como uma autoridade no seu setor. Isso te destaca no mercado de trabalho, lotado de profissionais.

Especialistas podem te ajudar a conseguir um emprego sem networking

Quando você está com dificuldade para conseguir um emprego sem contatos, buscar ajuda profissional pode ser uma boa ideia. Um coach de carreira, por exemplo, ajuda a descobrir seus pontos fortes e a definir metas.

Reserve um tempo para escolher a pessoa certa, pois a relação com o coach costuma durar vários meses. Logo, é importante confiar e sentir-se à vontade com essa pessoa.

Valorizar suas referências é fundamental para conseguir um emprego sem networking

Uma referência profissional pode ser tanto de pessoas com quem trabalhou quanto projetos externos. Isso vale, por exemplo, para um ex-colega de trabalho ou chefe anterior.

Ainda, organizações voluntárias das quais você participou. Até mesmo alguém que trabalhou sob sua liderança pode ser uma boa escolha. Assim que tiver sua lista, entre em contato no início da sua busca por emprego, para garantir que estão dispostas a te recomendar.

Se aceitarem, forneça detalhes sobre o cargo e relembre-as de conquistas que gostaria de destacar. Prepare-as antes de serem contatadas pelo empregador e, depois, não se esqueça de agradecê-las e informá-las sobre o resultado.

LEIA MAIS: Você sabe tomar boas decisões? 9 sinais indicam que sim!

Use uma abordagem de storytelling

Por fim, por que não trocar o velho currículo tradicional em tópicos pelo narrativo? Esse formato comunica sua experiência e qualificações de forma mais eficaz, além de ser mais criativo e envolvente.

Para isso, use parágrafos e uma linguagem descritiva ao destacar seu valor para o empregador. Uma vantagem importante é que ele ajuda a entender melhor suas competências, ilustrando por que você seria o candidato ideal.

Além de ser mais memorável, ainda comunica melhor sua trajetória profissional e conquistas de forma coesa.

Não deixe que a falta de conexões te desanime de se candidatar a uma vaga. Embora possa parecer desafiador, não é impossível conseguir um emprego sem networking. Às vezes, tomar a iniciativa, conhecer seu valor e adotar uma estratégia focada são suficientes.

Comentários estão fechados.