Como você pode conseguir o novo visto de trabalho da Alemanha?

Aprenda como imigrar para a Alemanha com o novo visto de oportunidade para não europeus

Se você já sonhou em viver legalmente na Europa, agora pode ser o momento perfeito para tentar. Recentemente, foi anunciado o Chancenkarte, ou “Cartão de Oportunidade”, um novo visto de trabalho da Alemanha. A princípio, o documento oferece aos não europeus a chance de imigrar e trabalhar no país, mesmo sem um contrato prévio. Vem ver como funciona!

Chancenkarte: como funciona o novo visto de trabalho na Alemanha

Em linhas gerais, o Chancenkarte, que começou a aceitar inscrições em 1º de junho, utiliza um sistema de pontos para avaliar os candidatos. Para isso, leva em conta diversos critérios, como:

  • Qualificações acadêmicas
  • Habilidades linguísticas
  • Experiência profissional

Diferente de outros países, um dos diferenciais do novo visto de trabalho é permitir que a pessoa viva na Alemanha por até um ano enquanto procura emprego. Ou seja, sem a necessidade de um empregador patrociná-lo antecipadamente.

Além disso, possibilita trabalhar meio período de forma legal durante a busca por algo mais estável. Sendo assim, a iniciativa representa uma mudança significativa na forma como o país lida com a crescente escassez de mão-de-obra em áreas bem específicas.

Com isso, visa aumentar o número de profissionais, por exemplo, nos setores de:

  • Medicina
  • Educação
  • Manufatura
  • Engenharia

Segundo Nancy Faeser, Ministra Federal do Interior e Comunidade da Alemanha, o Cartão de Oportunidade deve facilitar e, principalmente, agilizar os trâmites burocráticos de pessoas com experiência. Mais ainda, que tenham potencial de encontrar um emprego adequado no país.

Leia mais: Qual é o segredo da felicidade no trabalho na Finlândia?

Quais os requisitos para o novo visto de trabalho da Alemanha?

A princípio, para se qualificar, os candidatos devem atingir uma pontuação mínima de seis pontos no sistema de avaliação. Essa pontuação é atribuída com base em:

  • Qualificação profissional ou diploma acadêmico reconhecido na Alemanha
  • Experiência profissional
  • Idade específica
  • Habilidades linguísticas

Além disso, os candidatos devem comprovar capacidade financeira para cobrir despesas de manutenção durante a busca por emprego. Isto é, pelo menos €1.027 por mês.

Ademais, o Chancenkarte é direcionado a cidadãos não europeus. Esse benefícios se dá porque pessoas pertencentes à União Europeia e Suíça já têm o direito de viver e trabalhar na Alemanha sem a necessidade de visto.

Critérios adicionais

Mas, olha só! Quem possui algum tipo de conexão com o país pode ganhar pontos extras no sistema do novo visto de trabalho da Alemanha. Vale, por exemplo, habilidades na língua ou educação em escolas alemãs.

Certo, e o que fazer para dar entrada neste visto? Inicialmente, visitar o site Make It In Germany, que oferece informações detalhadas e um autocheck para verificar a elegibilidade. Contudo, as inscrições oficiais devem ser feitas pessoalmente na Missão Diplomática Alemã do seu país.

Leia mais: Assédio moral no trabalho: como identificar e denunciar?

Por que viver na Alemanha?

Além da qualidade de vida e a oportunidade de usufruir do desenvolvimento econômico, tentar o novo visto de trabalho da Alemanha tem várias outras vantagens. Afinal, mais do que resolver a escassez de mão-de-obra, o cartão pode atrair quem deseja vivenciar a rica cultura alemã.

Em fala à BBC, Alex Masurovsky, ex-aluno da Berlin School of Mind and Brain, destacou parte dos atrativos de viver em Berlim. Entre eles, as experiências culturais e a vida noturna vibrante da capital. Só para ilustrar, a Alemanha é conhecida por seu apreço por:

  • Música eletrônica
  • Jazz, blues e punk rock
  • Cafés e vida noturna descontraída

Enquanto isso, o governo alemão busca garantir que a economia se beneficie ao atrair trabalhadores qualificados, essenciais para o futuro do país.

Comentários estão fechados.