Conheça o alimento cheio de benefícios que tem mais potássio do que a banana

Originária da dieta mediterrânea, a noz-de-tigre tem alto valor nutricional, com destaque para o potássio

A gente fala tanto em consumir banana para manter os níveis de potássio em dia, né? Mas, você já ouviu falar em noz-de-tigre? Originária da dieta mediterrânea, essa pequena raiz marrom conquistou o mundo por suas propriedades nutricionais excepcionais.

Só para ilustrar, o alimento, que também é conhecido como “chufa”, atua desde a redução do estresse até a promoção da saúde cardiovascular. Então, vamos saber mais sobre ela? E, sobretudo, onde a encontrar no Brasil?

O que é a Noz-de-Tigre?

A chufa, ou noz-de-tigre, castanhola, entre outros nomes, é um tubérculo proveniente da planta cyperus esculentus. Muito conhecida na Espanha, possui um perfil nutricional tão surpreendente que a coloca no topo da lista de superalimentos.

E não estamos exagerando não! Segundo o La Nacion, especialistas da National Library of Medicine citam uma série de benefícios, inclusive na redução dos níveis de estresse.

Além disso, é rica em potássio, proteínas, lipídios, fibra, vitaminas, amido, minerais e fatores bioativos. Por fim, são extremamente versáteis, ou seja, seu consumo vai desde o óleo ao snack, passando pelo leite.

Os múltiplos benefícios da noz-de-tigre

Com tanta riqueza nutricional, certamente a chufa traz uma série de benefícios à saúde, né? Só para exemplificar, podemos destacar os seguintes:

1. Antioxidantes para combater o envelhecimento

A noz-de-tigre é uma poderosa fonte de antioxidantes. Assim, protege o corpo contra o envelhecimento, doenças cardiovasculares e até alguns tipos de câncer.

Leia mais: Como a restrição alimentar influencia o envelhecimento? Pesquisa responde

2. Melhora da digestão e previne o estresse

Graças à sua fibra insolúvel, a chufa também aprimora a digestão. Ademais, previne o estresse e ainda ajuda o trânsito intestinal. Além disso, o amido resistente alimenta a flora intestinal, contribuindo para o equilíbrio digestivo.

3. A noz-de-tigre controla os níveis de açúcar no sangue

Um dos principais benefícios do alimento é ajudar a estabilizar os níveis de açúcar no sangue. Sendo assim, é ideal para o consumo de que, tem diabetes ou tem risco de desenvolver a condição.

4. Combate à anemia e saúde óssea

Por ser rica em ferro, a chufa ainda ajuda a combater a anemia, uma vez que melhora os níveis de hemoglobina. Ademais, seu teor de cálcio fortalece os ossos, prevenindo a osteoporose.

5. Contribui para a saúde do coração

Lembra que a noz-de-tigre tem alto teor de potássio? Graças a isso, tem o poder de regular a pressão arterial. Consequentemente, reduz o risco de doenças cardiovasculares e promove a saúde do coração.

A noz-de-tigre tem mesmo mais potássio que a banana?

Além de todos estes benefícios, chama a atenção o alto teor de potássio da chufa. Só para ilustrar, possui 519,2 miligramas do nutriente a cada 100 gramas do alimento.

Sendo assim, supera mesmo a banana, que contém 358 miligramas. Mas, nada de substituir a fruta, hein? Uma dica é ter a noz-de-tigre como um impulso para a saúde cardiovascular e equilíbrio eletrolítico.

Leia mais: Pitaya: a fruta que conquistou o Brasil com seu sabor exótico e benefícios nutricionais

Onde encontrar a noz-de-tigre no Brasil?

Como mencionamos, a chufa é um alimento super versátil, de tal forma que permite sua inserção variada na dieta. Só para exemplificar, pode transformá-la em snack tostado ou substituir o leite de vaca pelo produzido pela noz. Assim, usa em receitas, batidas e cafés.

Mas, dá para encontrar no Brasil? Sim! Ainda que a chufa seja super popular na Espanha e países mediterrâneos, dá para encontrar em lojas especializadas por aqui. Ou, ainda, pedir pela internet, desde que em sites confiáveis.

Em suma, a noz-de-tigre tem inegável riqueza nutricional, o que só melhora com sua versatilidade culinária. Ao incorporá-la em sua dieta diária, não apenas experimenta benefícios tangíveis, mas também garante um impulso significativo para seu bem-estar geral.

E aí, você já experimentou a noz-de-tigre? O que achou?

Comentários estão fechados.