O lugar da geladeira em que jamais deve guardar leite e iogurte

Evite erros que comprometem a qualidade dos alimentos.

Os laticínios fazem parte da nossa alimentação diária. Ou pelo menos, da maioria dos brasileiros. Porém, também se sabe que o seu consumo fora do prazo de validade ou fora das condições ideais de preservação pode causar diversas doenças e efeitos adversos. Por isso, há um lugar da geladeira em que você jamais deve guardar leites, iogurtes e laticícios em geral. Porém, muita gente não sabe. Guardar o leite e os iogurtes na prateleira da porta da geladeira é um hábito comum, mas pode comprometer a qualidade desses produtos e a sua saúde. Isso acontece porque essa prática pode acelerar a deterioração dos alimentos devido às variações de temperatura na porta do eletrodoméstico.

Leia mais: 3 piores alimentos para os dentes, segundo especialistas

Leite e iogurtes na porta da geladeira? Variações de temperatura prejudicam a conservação

A porta da geladeira é a área mais suscetível a flutuações de temperatura. Afinal, cada vez que abrimos a geladeira, a temperatura dessa região se altera significativamente, o que pode ser prejudicial para alimentos frescos como leite, iogurte e manteiga. Essa exposição pode fazer com que esses produtos se estraguem antes do prazo de validade.

Desse modo, para garantir a durabilidade e a qualidade dos seus laticínios, o ideal é armazená-los na prateleira central da geladeira, onde a temperatura é mais constante. A temperatura ideal para essa prateleira varia entre 1 °C e 4 °C, mantendo os alimentos frescos por mais tempo.

Leia mais: 6 alimentos congelados para perder peso que dão água na boca

Organização da geladeira

Além de cuidar da localização dos laticínios, você sabia que organizar a geladeira corretamente pode melhorar a conservação dos alimentos? Isso mesmo. Veja algumas dicas de como distribuir os produtos nas prateleiras:

  • Prateleira superior: é o lugar adequado para alimentos mais perecíveis, como queijos, comidas prontas e carnes em processo de descongelamento. Assim, a proximidade com o congelador garante maior refrigeração, essencial para esses itens.
  • Prateleira central: ideal para armazenar leite, iogurtes e outros produtos que precisam de temperatura constante.
  • Prateleira inferior: utilize para frutas e vegetais. Além disso, mantenha-os em embalagens ou sacos plásticos para evitar a perda de umidade e prolongar a frescura.

Leia mais: Nada de papa! 5 técnicas para preparar um arroz soltinho

4 dicas extras para conservar melhor os alimentos

Por fim, além desse cuidado com os itens na porta da geladeira, há outros detalhes para se atentar. Por exemplo:

  1. Evite encher demais a geladeira: o excesso de produtos impede a circulação de ar frio, dificultando a refrigeração adequada;
  2. Mantenha a geladeira limpa: limpar regularmente evita a proliferação de bactérias e garante um ambiente mais saudável para os alimentos;
  3. Verifique a vedação da porta: uma vedação ruim pode levar à perda de frio, aumentando as variações de temperatura;
  4. Não coloque alimentos quentes: espere que esfriem antes de armazenar na geladeira para evitar a elevação da temperatura interna.

E aí, você já sabia dessas dicas? Colocar itens na porta desse eletrodoméstico pode parecer uma escolha mais prática. Porém, os prejuízos são muitos maiores.

Seguindo essas dicas, você garante que seus alimentos permaneçam frescos por mais tempo, preservando a qualidade e a segurança dos produtos consumidos pela sua família.

Comentários estão fechados.