O Boticário lança perfume com cheiro quase em extinção

A fragrância chama atenção para a importância da gestão dos resíduos sólidos e da preservação ambiental.

O Boticário, uma das principais marcas de cosméticos do Brasil, anunciou recentemente o lançamento de um novo perfume inspirado no aroma de uma área ameaçada pela poluição na Baía de Guanabara. De acordo com a marca, o intuito é despertar o interesse das pessoas pela preservação ambiental por meio do olfato.

Boticário identificou odores originais para produção do perfume

A fragrância, chamada “Extinto”, foi desenvolvida a partir de plantas existentes na Baía de Guanabara, mas sem extrair a matéria-prima da área preservada. Isso se deu por meio de uma tecnologia denominada Headspace, que consiste na captação de moléculas aromáticas do ambiente. Em seguida, os especialistas realizaram uma análise para identificar os aromas da região.

Por meio da análise foi possível encontrar elementos originais do local, que não podem ser encontradas fora da área de preservação devido ao processo de devastação ambiental. A equipe reproduziu o aroma da região por meio de matérias-primas que apresentam similaridade química com os elementos encontrados.

O produto gerado é composto por 93% de ingredientes de origem natural, além de uma pequena porcentagem de elementos sintéticos. Cada uma das unidades fabricadas do perfume será destinada à promoção da preservação ambiental e do aumento de discussões ambientais. Por esse motivo, a fragrância não será comercializada.

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A Baía de Guanabara recebe toneladas de lixo diariamente

A Baía de Guanabara é a segunda maior em extensão no litoral brasileiro, com cerca de 380 km². De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Públicas e Resíduos Especiais (Abrelpe), a região recebe diariamente 98 toneladas de lixo. No entanto, de todos os resíduos gerados diariamente no país, apenas 4% são reciclados.

Dessa forma, a proposta do grupo Boticário serve como um alerta sobre a importância da gestão dos resíduos sólidos para a preservação ambiental. Além do Extinto, a marca pretende lançar novas fragrâncias inspiradas nos aromas de outras paisagens ao redor do mundo.

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