O FGTS Digital teve o cronograma de implementação alterado. Confira a nova data!

O FGTS Digital é uma nova plataforma que visa simplificar o recolhimento do FGTS, no entanto, a sua implementação foi adiada.

O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) é uma reserva essencial na vida de milhões de brasileiros. Afinal, ele pode ser sacado em momentos de emergência, como doenças graves, compra de casa própria, na aposentadoria, dentre outras opções permitidas em lei.

Esses depósitos mensais e compulsórios são importantes não apenas por contribuir para uma moradia digna, mas também para obras de saneamento e qualidade de vida. Ainda assim, seu uso e processos podem ser difíceis de entender, o que pode ser resolvido com o FGTS Digital.

O que é o FGTS Digital?

Desenvolvido em 2019, o FGTS Digital é uma plataforma que irá conectar todas as etapas de arrecadação do FGTS, incluindo o recolhimento do benefício. Os empregadores poderão utilizar as informações registradas no eSocial para criar guias de forma rápida e personalizada, reduzindo custos operacionais e tempo.

LEIA MAIS: 10 formas de organizar as finanças e juntar dinheiro em 2024

Além disso, processos anteriormente burocráticos, como parcelamento e compensação, poderão ser feitos através da mesma plataforma 100% digital. Segundo especialistas, é uma solução eficaz do Estado para economizar nos custos operacionais do FGTS, além de digitalizar e automatizar os procedimentos.

O FGTS Digital promove a transparência entre empregadores, empregados e governo, ajudando na gestão, comunicação e confiabilidade dos dados.

Além disso, o PIX foi selecionado como a ferramenta de pagamento para o FGTS, prometendo benefícios em termos de confiabilidade, agilidade e praticidade. Isso otimizará o processo de individualização na conta do trabalhador.

As guias de pagamento do FGTS poderão ser geradas tanto no portal do FGTS Digital quanto diretamente no ambiente web do eSocial.

Principais benefícios do FGTS Digital

  • Menos burocracia e custos operacionais reduzidos.
  • Maior agilidade e automação de procedimentos.
  • Fácil acesso e gerenciamento de informações.
  • Maior segurança, integridade e confiabilidade dos dados e informações.
  • Emissão rápida e personalizada de guias.
  • Consulta de extratos de pagamentos realizados.

LEIA MAIS: Conheça a chave essencial para o sucesso: você já a encontrou?

Alteração no Cronograma de implantação

Atendendo ao pedido de diversas instituições patronais, que solicitaram uma extensão de prazo para conduzir testes no sistema e efetuar ajustes nos processos internos, a Secretaria de Inspeção do Trabalho decidiu adiar a implementação do FGTS Digital para o dia 01/03/2024, conforme cronograma abaixo:

Gov.br

Comentários estão fechados.