O que acontece com o corpo quando paramos de beber?

Estudo mostra os efeitos da abstinência de álcool por 30 dias, sobre o fígado

Em tempos de Carnaval, o organismo sofre bastante com a folia. Afinal, a turma exagera bastante nos drinks, cervejinhas e afins. Por outro lado, há quem tente reduzir o consumo de bebidas alcoólicas. Para te estimular, trouxemos um estudo que mostra o que acontece com o corpo quando paramos de beber.

Na verdade, uma pesquisa publicada na revista Shape mostra os efeitos positivos de ficar 30 dias sem colocar uma gota de álcool na boca. A gente sabe que um drink aqui, outro ali é irresistível.

O problema está no exagero! Só para ilustrar, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas provoca acidentes, comportamento violento, além de problemas de saúde a longo prazo.

O alívio no fígado é uma das coisas que acontecem com o corpo quando paramos de beber

Você já parou para pensar no impacto que o álcool pode ter no seu fígado? Então, se você decidir dar um tempo nas bebidas alcoólicas, o órgão trabalha com mais eficiência.

A princípio, doses excessivas de álcool sobrecarregam o fígado, pois são muito mais toxinas para eliminar. Consequentemente, há um prejuízo em sua capacidade natural de lidar com exposições químicas diárias.

Sendo assim, ao aliviar essa dose extra de pressão, melhora a saúde do fígado, e também ajudar a restaurar o equilíbrio hormonal.

Leia mais: Desejando substituir o pão no café da manhã? Confira uma ótima opção nutritiva!

Você emagrece

Outro benefício que mostra o que acontece com corpo quando paramos de beber: a perda de peso! Uma vez que o álcool tem muitas calorias, reduzi-lo contribui significativamente para o emagrecimento (além de outras medidas saudáveis, claro).

Além disso, o álcool prejudica o metabolismo da gordura, portanto, dar uma pausa auxilia o corpo a recuperar sua função metabólica.

Seu sono melhora

Nada de achar que aquela taça de vinho te ajuda a pegar no sono! O álcool, na verdade, atrapalha a dormir, além de prejudicar a qualidade do sono.

Por outro lado, parar de beber traz melhoras significativas ao processo, ajudando a acordar com mais disposição.

Você ganha mais energia

De modo geral, o álcool é uma substância depressora, ou seja, deixa a atividade neural e do cérebro mais lenta. Por isso, ainda que a gente ache que a caneca de cerveja relaxa, na verdade, suga toda a sua energia.

Aliás, já notou na moleza que dá no dia seguinte a um happy hour mais extenso, por exemplo? No entanto, reduzir a bebida equilibra os níveis de energia.

Leia mais: Harvard revela 2 bebidas tão saudáveis quanto a água! Saiba quais são!

O intestino agradece!

A princípio, o microbioma intestinal desempenha um papel essencial na saúde. Só para exemplificar, contribui com o menor risco de depressão, ansiedade, doenças cardíacas e diabetes tipo 2.

No entanto, o álcool impacta negativamente o intestino, inflamando e aumentando a permeabilidade intestinal. Deste modo, facilita a passagem de substâncias prejudiciais. Como resultado, a pessoa experimenta alergias e intolerâncias alimentares.

Além disso, o álcool leva a condições como síndrome do intestino irritável, bem como doenças inflamatórias e distúrbios autoimunes. Mas, como exemplo do que acontece com o corpo quando paramos de beber, um mês sem álcool permite a recuperação do intestino.

Você tem maior clareza emocional

Por fim, ainda que o álcool ajude a esquecer emoções negativas, essa sensação é temporária. Ou seja, a bebida não oferece uma solução para os desafios da vida.

Pelo contrário, os efeitos são contraproducentes à clareza emocional. Contudo, você melhora significativamente saúde emocional ao abandonar o álcool por 30 dias. Isso reflete, por exemplo, nos níveis reduzidos de estresse e ansiedade, além de melhorias nos relacionamentos.

Viu só, como não faz mal algum dar um tempo na bebida? Ao saber o que acontece com o corpo quando paramos de beber, vale pular algumas doses de happy hour e preferir um drink sem álcool, por exemplo.

Comentários estão fechados.