O que acontece no cérebro ao ganhar dinheiro inesperado? É surpreendente
Você já se imaginou ganhando na loteria? Agora imagine como seria a reação do seu cérebro ao ter que lidar com isso.
Ganhar um dinheiro que não estava esperando é o sonho da maioria das pessoas. Imagine você conseguir pagar suas dívidas, ou fazer aquela viagem dos sonhos, comprar aquilo que você deseja há tanto tempo, sem fazer muito esforço. Bem, é isso que cresce o olho de muitas pessoas.
Quem sonha em ganhar uma boa quantia em dinheiro, pensa que essa felicidade vai perdurar para sempre, mas será que é assim que acontece? É claro que você tem um pico muito grande de felicidade ao receber a notícia de um dinheiro inesperado, mas por quanto tempo ela dura?
Quanto tempo pode durar a notícia de um dinheiro inesperado?
Um artigo publicado no site CNBC fala sobre o que esse tipo de notícia pode causar ao cérebro, e as fases de adaptação por qual ele passa em frente a esta novidade. De acordo com a Dra. Tara Swart Bieber, que é neurocientista do MIT e autora do artigo, o cérebro passa por três fases, e nós vamos te contar sobre elas agora.
1ª Fase
A Dra. conta que a primeira emoção pela qual o cérebro passa quando ganha um dinheiro inesperado, é a euforia. O indivíduo é tomado por muita felicidade, bem-estar e prazer. Isso acontece porque o cérebro libera uma grande quantidade de dopamina, que é conhecida como hormônio da felicidade.
Mas apesar do desejo que isso dure para sempre, essa sensação tem um fim, e é aí que passamos para a próxima fase…
Leia mais: Toda pessoa feliz e de sucesso faz essas sete coisas pela manhã
2ª Fase
Após uma onda de dopamina, o cérebro acaba passando por uma fase de depressão, o que chamamos de fase do luto. Nessa fase o indivíduo experimenta cinco etapas, como a negação, barganha, raiva, depressão, e por fim, aceitação.
Nesse meio tempo, ele pode ter insights sobre a dificuldade de adaptação à nova realidade, questionar se merecia aquele ganho inesperado, começar a sentir raiva por duvidar de si mesmo, ter dificuldades de lidar com as responsabilidades e desejar voltar a vida de antes, até conseguir imaginar um futuro com a nova realidade financeira.
Leia mais: Ansiedade e dinheiro: como as dificuldades financeiras podem afetar sua saúde mental
3ª Fase
A última fase é a de adaptação. Nessa fase o indivíduo já conseguiu aceitar a nova realidade, e começa a criar mecanismos para viver melhor nela. No caso de um ganho financeiro, o cérebro vai criar estratégias para se proteger nesse novo território.
Dessa forma, você pode notar mudanças no ciclo de amizades, nos hábitos de vida, na visão do dinheiro e até mudanças no posicionamento social. É nessa fase que pode acontecer uma quebra de confiança nas pessoas próximas, pois percebe-se intenções financeiras entre as relações.
Comentários estão fechados.