O que é procrastinação e como parar de procrastinar? Estudo responde
Estratégias eficazes para vencer a procrastinação e aumentar a produtividade.
Procrastinação, já se perguntou o que é? É um fenômeno que atinge muitos de nós, é o ato de adiar tarefas, optando por deixá-las para “amanhã” em vez de realizar de imediato.
Consequência da procrastinação
Este comportamento pode gerar consequências significativas, pois o tão aguardado “amanhã” eventualmente chega, e quando isso acontece, as tarefas muitas vezes são realizadas às pressas, comprometendo a qualidade do trabalho que poderia ter sido concluído com mais cuidado e atenção.
Esse hábito de procrastinar não se limita apenas a tarefas obrigatórias no âmbito do trabalho ou estudos; pode se estender para várias esferas da vida cotidiana, como o pagamento de um boleto, a ativação de um cartão de banco ou até mesmo a ida à academia.
São as pequenas coisas do dia a dia que, se adiadas constantemente, acumulam-se e podem resultar em um ciclo de procrastinação prejudicial.
É essencial compreender que a escolha cuidadosa das prioridades não é sinônimo de procrastinação.
Se você deixou de lado uma tarefa do trabalho devido a uma emergência ou algo mais urgente, isso não caracteriza procrastinação. A procrastinação, em sua essência, implica adiar voluntariamente tarefas que você pode realizar, mas permanece sem terminar.
Leia mais: 6 sinais que sugerem que a independência pode ser um mecanismo de defesa
Por que procrastinamos?
A comunidade científica tem se dedicado a compreender por que procrastinamos. Um estudo no Journal of Research in Personality revelou que estudantes universitários com maior volume de massa cinzenta no córtex pré-frontal dorsolateral esquerdo, uma região associada ao autocontrole, eram menos propensos à procrastinação.
Essa descoberta sugeriu uma ligação entre a capacidade de regulação emocional e a propensão à procrastinação.
Outra pesquisa publicada na revista Developmental Psychology indicou que a procrastinação tem raízes na infância. Além disso, ela aumenta com o tempo, refletindo as crescentes responsabilidades e obrigações associadas ao envelhecimento.
Como evitar a procrastinação?
Um artigo publicado na Economic Inquiry sugere que estabelecer prazos é essencial. Se necessário, estabelecer prazos mais curtos para a conclusão de tarefas pode ser uma estratégia eficaz para evitar o adiamento constante e promover a realização de tarefas de maneira mais eficiente e produtiva.
Comentários estão fechados.