O que fazer no Dia dos Namorados: 10 dicas para sair do óbvio!

Formas inovadoras de celebrar o amor e fazer deste Dia dos Namorados uma aventura inesquecível

A data mais romântica do ano está chegando e, aí, vem aquela velha pergunta: o que fazer no Dia dos Namorados? A princípio, já vem aquele clichê do jantar com flores em um restaurante especial, mas será que não seria a oportunidade de fugir do óbvio? Se te falta criatividade, vamos te ajudar com algumas dicas para surpreender seu amor!

Por que o Dia dos Namorados é comemorado em 12 de junho no Brasil?

Antes de tudo, você sabe por que a data foi escolhida para celebrar o amor? Diferente de muitos países que celebram o Dia dos Namorados em 14 de fevereiro, no Brasil, a data tem motivos estratégicos.

Como se sabe, o dia 12 de junho é véspera do dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro. Então, o publicitário João Dória, em 1949, teve a ideia de associá-la ao romantismo para, no fundo, melhorar as vendas do comércio em junho, um mês tipicamente fraco.

E quando se comemora o Dia dos Namorados em outros países? Uma boa parte deles celebra em 14 de fevereiro, o dia de São Valentim (ou Valentine’s Day) – que nem sempre foi dedicado ao amor. É o caso dos Estados Unidos e Portugal, por exemplo. Já na Espanha, o dia especial é 23 de abril, o Dia de São Jorge.

Na Coreia do Sul e no Japão, há o Dia Branco (14 de março), onde os homens retribuem os presentes recebidos no Dia dos Namorados. Por fim, na Argentina, celebra-se a Semana da Doçura, começando em 7 de julho, quando os casais trocam presentes e beijos.

Leia mais: Sinais que indicam que uma pessoa está se distanciando de você

Então, o que fazer no Dia dos Namorados?

Se o dia tem fins puramente marketeiros, a gente não sabe (e nem julga). O fato é que a coisa pegou e quem tem alguém do lado não quer passar em branco. E nem sofrer com reservas de restaurantes batidos. Então, confira nossas sugestões para celebrar de forma diferente, neste ano!

1. Piquenique ao ar livre

Que tal trocar o restaurante lotado por um piquenique no parque? Pode ser tanto durante o dia, no por-do-sol ou à noite. O que importa é ter quem você ama lado.

Leve uma cesta com guloseimas favoritas, um bom vinho e aproveite esse tempo juntos. Se for à noite, escolha um local seguro e aconchegante para um piquenique sob as estrelas. Ah, e decore com velas LED e lanternas para um clima ainda mais romântico.

2. Uma das dicas do que fazer no Dia dos Namorados é uma sessão de spa em casa

Dá para montar um spa caseiro com velas, óleos essenciais e música relaxante. Façam massagens um no outro e aproveitem um banho de banheira (se tiverem uma, claro). E fica a dica, pois além de ser um momento de relaxamento a dois, ainda reforça a conexão do casal.

Leia mais: 7 coisas que as mulheres não precisam provar a ninguém

3. Organize uma noite de jogos

Se for o perfil dos dois, essa é uma boa sugestão do que fazer no Dia dos Namorados. Pode ser desde jogos de tabuleiro, cartas ou videogames até uma caça ao tesouro. Aliás, neste caso, uma sugestão é criar pistas que levem seu amor a locais significativos para o relacionamento de vocês. Daí, termine com um presente especial.

4. Jantar temático em casa também é uma boa dica do que fazer no Dia dos Namorados

O dinheiro está curto e não “rola” sair para jantar? Então, por que não fazer algo legal em casa mesmo? E nem precisa ser entediante, basta usar a criatividade! Por exemplo, escolha um país e prepare um jantar com pratos típicos. Mesmo com pouco dinheiro, dá até para colocar alguma decoração. E, claro, uma musiquinha ambiente!

5. Noite de filmes temática

Para finalizar a dica acima, que tal alguns filmes para assistirem juntos? Romance, comédia, drama ou a categoria que gostarem. Complemente com mais um pouquinho de vinho, pipoca ou sobremesa.

Leia mais: Acredite em você: Post-its para começar o dia com motivação e felicidade

6. Façam uma aula de dança juntos: uma dica divertida do que fazer no Da dos Namorados

Pode até fazer uma reserva para o jantar à noite, mas por que não aproveitar o dia juntos, também? Se der para escapar do trabalho, inscrevam-se em uma aula de dança. Pode ser salsa, tango ou até mesmo um ritmo mais agitado, como zumba. É uma forma diferente e divertida de se conectar.

7. Projeto DIY

Uma forma de passar o Dia dos Namorados de forma diferente é escolher um projeto “faça você mesmo” e colocar a mão na massa juntos. Pode ser algo para decorar a casa, como uma pintura ou uma peça de mobiliário. E até um curso rápido, como pintura, cerâmica ou outra atividade artística que ambos gostem. O que vale é a experiência de criar algo juntos, algo certamente gratificante.

8. Uma dica romântica do que fazer no Dia dos Namorados é enviar cartas de amor

As cartas caíram um pouquinho em desuso com a internet e mesmo as mensagens instantâneas. Mas, jamais perderam seu charme! Então, por que não surpreender quem você ama com uma dessas?

Coloque seus sentimentos mais profundos no papel e entregue à sua alma gêmea. Pode enviar pelos Correios, deixar em um cantinho da casa ou onde for mais criativo. Outra ideia é deixar bilhetinhos escondidos para a pessoa ir encontrando ao longo do dia.

Leia mais: 4 frases para iniciar conversas casuais com facilidade

9. Voluntariado

Por que não passar o dia ajudando uma causa que ambos se importam? Distribuir brinquedos, roupas, visitando pessoas idosas que vivam sozinhas, projetos de leitura, abrigos para bichinhos abandonados… Causas não faltam e, inegavelmente, praticar o amor ao próximo também é uma forma de celebrar o amor de vocês.

10. Uma viagem surpresa é, claro, uma das melhores sugestões do que fazer no Dia dos Namorados

Por fim, surpreenda quem você ama com uma viagem, mesmo que de uma noite só! Mas, revele o destino apenas na hora de partir. Pode ser algum lugar especial, como onde se conheceram, ou mesmo que nenhum dos dois conheça.

Então, o que achou das nossas dicas do que fazer no Dia dos Namorados? Você também tem alguma ideia diferentona?

Comentários estão fechados.