O que pode ser o zumbido no ouvido? Descubra aqui!

Descubra as causas do zumbido no ouvido e como esse sintoma comum pode ser um sinal de condições médicas subjacentes

Poucas coisas irritam tanto quanto a dor ou zumbido no ouvido? E acredite, eles são mais comuns do que a gente imagina! Só para ter uma ideia, até 40% das pessoas apresentam o tão incômodo zumbido, seja qual for a idade. Mas, o que causa o problema?

A verdade é que uma série de fatores pode provocar esse ruído que vem lá de dentro do ouvido. Inclusive, doenças adjacentes. Vamos entender melhor sobre isso?

O que pode ser o zumbido no ouvido?

De modo geral, o zumbido, ou tinnitus, é a sensação que temos de um som (bem irritante, por sinal), que não vem de uma fonte externa. Ou seja, vem mesmo do fundo do ouvido.

Muita gente descreve como um zumbido, assobio, clique ou outro ruído que parece originar-se nos tímpanos ou na cabeça. Muitas vezes, o zumbido no ouvido indica perda auditiva, mas tambem há várias outras causas, desde o uso de medicamentos até problemas de saúde.

Leia mais: 7 lanches noturnos deliciosos que te deixam saciado rápido

O que causa o zumbido no ouvido?

A princípio, diversos fatores podem provocar aquele zumbido no ouvido tão desagradável. Algumas das mais comuns são:

  • Música alta: sons muito altos, inclusive aquela música que você ouve no último volume, podem danificar as células do ouvido interno. Daí, vem o zumbido. Da mesma forma, explosões e outros ruídos similares.
  • Acúmulo de cera: o excesso de cera no ouvido pode obstruir o canal auditivo e causar zumbido.
  • Infecções no ouvido: infecções causadas por bactérias, fungos ou vírus podem alterar a pressão do ouvido e resultar no tinnitus.
  • Lesões no ouvido interno: lesões específicas na cóclea, parte do ouvido interno, podem estar associadas a zumbido prolongado e até mesmo à perda auditiva.
  • Doenças cardiovasculares: um dos sinais preocupantes do zumbido no ouvido é o indicativo de problemas de circulação ou pressão arterial. Ambos podem afetar o ouvido interno e causar o problema.
  • Medicamentos: antibióticos, diuréticos e antidepressivos, por exemplo, trazem esse efeito colateral.
  • Ansiedade e depressão: o cortisol, que conhecemos como o hormônio do estresse, faz com que se libere glutamatos nas células do ouvido. Com isso, há, também, a liberação do cálcio, prejudicando a audição.

O que é a Síndrome De Ménière?

Outra causa para a sensação do tinnitus é a Doença de Ménière, doença que leva à alterações no ouvido interno. Assim, além do zumbido, provoca também a sensação de que tudo está girando, ou seja, vertigens. Normalmente, os episódios aparecem de repente e, conforme o caso, duram de minutos a horas.

No ano passado, a apresentadora e atriz, Mariana Rios, revelou ter a doença, que é crônica. Ainda não se sabe bem por que a pessoa tem a síndrome, mas pode ter alguma relação com outras doenças. Por exemplo, otite, alergias ou até distúrbios metabólicos. Quando os sintomas vêm, o ideal é buscar orientação de um otorrinolaringologista para aliviá-los.

E quando vem a tontura?

Além do zumbido no ouvido, outro problema muito comum, também relacionado à audição, é a tontura. A questão é que, muitas vezes, as pessoas não façam ideia dessa relação.

De modo geral, o equilíbrio do corpo e a própria audição se devem a estruturas internas da orelha e cérebro. Quando há qualquer alteração nos estímulos que circulam entre elas, a pessoa pode sentir tontura e tinnitus.

Além destes sinais, outros sintomas costumam aparecer, por exemplo:

  • Enxaqueca
  • Neurite vestibular
  • Cinetose
  • Labirintite

Por isso, nos primeiros sinais, tanto de tontura, quanto zumbido no ouvido, o ideal é procurar, imediatamente, um otorrino. Assim, o especialista identifica a causa e prescreve o tratamento para aliviar os sintomas.

Comentários estão fechados.