O sabonete que você usa pode estar atraindo mosquitos
Saiba mais sobre o papel dos odores na atração de mosquitos.
Um estudo realizado pelo Instituto Politécnico e pela Universidade Estatal da Virgínia, publicado na revista iScience, lança luz sobre um aspecto curioso: a maneira como os odores pessoais e os produtos de higiene, como sabonetes, podem influenciar na atração ou repelência de mosquitos.
Este achado pode ser a chave para entender o enigma de por que esses insetos se sentem atraídos por certas pessoas enquanto ignoram outras.
A ciência por trás dos odores
Clément Vinauger, neuroetologista e autor principal da pesquisa, revela que a combinação do aroma natural de uma pessoa com o de determinados sabonetes pode ser um fator decisivo.
Um sabonete específico pode intensificar a atração dos mosquitos para alguém que já os atrai naturalmente, ou o inverso, tornando a pessoa menos atraente para estes insetos.
Leia mais: Pitaya: conheça seus benefícios para a saúde e veja como cultivá-la em casa
Os mosquitos e os aromas das plantas
Contrariamente à crença popular de que os mosquitos se alimentam primariamente de sangue, o estudo enfatiza que sua dieta principal é baseada no néctar das plantas.
Isso sugere que os aromas que imitam ou são semelhantes aos das plantas podem ter um impacto significativo no comportamento dos mosquitos.
Leia mais: 12 motivos para você adotar uma das dietas mais saudáveis do mundo
Descobertas inesperadas
A pesquisa incluiu testes com quatro marcas de sabonete – Simples Truth, Native, Dove e Dial – aplicados em voluntários com perfis olfativos distintos. Observou-se que a escolha do sabonete alterava as preferências dos mosquitos, variando conforme o tipo de sabonete e o perfil olfativo do indivíduo.
Embora todos os sabonetes testados contivessem limoneno, um repelente natural, três deles aumentaram a atração dos mosquitos.
No teste, identificaram-se quatro compostos químicos atrativos e três repelentes nas formulações dos sabonetes. Incluindo um componente com aroma de coco presente no bourbon americano e um composto floral que se usa no tratamento de sarna e piolhos.
Esses resultados mostram que a escolha do sabonete também pode ser um fator importante na interação entre humanos e mosquitos. Esse conhecimento abre novas possibilidades para estratégias de repelência de mosquitos, trazendo uma nova perspectiva para a prevenção de picadas desses insetos.
Comentários estão fechados.