O segredo do bem-estar seria guardar segredos? Entenda!

Você se sente bem ao guardar segredos? Seria possível se sentir melhor guardando um segredo do que o contando? Veja o que diz este estudo.

Todo mundo busca formas de aumentar o bem-estar e existem várias maneiras de alcançar esse objetivo. No entanto, um estudo revelou uma maneira um pouco surpreendente de alcançar essa sensação tão desejada!

Um estudo publicado no Journal of Personality and Social Psychology mostrou que guardar segredos pode aumentar a sensação de bem-estar. A pesquisa contou com a participação de 2500 pessoas, e aquelas que mantinham segredos relataram uma maior sensação de bem-estar.

Guardar uma notícia boa pode ser ainda mais prazeroso

De acordo com o estudo, as pessoas que guardam boas notícias para compartilhar em momentos especiais também experimentam uma sensação de bem-estar, desde que essa decisão seja delas e não imposta por outras pessoas.

LEIA MAIS:

A sensação aumenta quando a pessoa que guarda o segredo planeja como irá compartilhar a notícia, como criar uma surpresa e imaginar a reação das outras pessoas ao receberem a revelação.

De acordo com os pesquisadores, a melhor parte de guardar segredos é desfrutar do caminho, entre a descoberta e a revelação. Planejar como a notícia será compartilhada e sentir aquele friozinho na barriga ao imaginar a reação das outras pessoas.

Michael Slepian, professor da Universidade de Columbia e autor do estudo, afirmou que adiar a revelação do segredo por alguns dias ou semanas pode ser suficiente para gerar uma grande sensação de bem-estar, e que o momento da revelação pode passar muito rápido.

Guardar segredos ruins pode ser estressante

O estudo também descobriu que a sensação de bem-estar não está presente quando o segredo envolve algo ruim. Nessas situações, as pessoas se sentem mais cansadas e a saúde mental é mais afetada.

No entanto, infelizmente, esse tipo de segredo é o mais comum. Compartilhar esse tipo de informação com outras pessoas pode, inclusive, aliviar o peso de guardá-las, por isso não é recomendável mantê-las por muito tempo.

Comentários estão fechados.