4 tipos de pessoas que devem evitar o café na dieta imediatamente

Veja quem deve evitar e consulte um especialista antes de fazer mudanças

O café é, sem dúvidas, uma das bebidas mais consumidas no Brasil que, inclusive, está entre os maiores produtores do grão. Essa popularidade toda se deve ao fato de o cafezinho cair bem a qualquer hora do dia. Para dar aquela energia pela manhã, ajudar a acordar após o almoço e, claro, aquela xícara esperta no meio da tarde. Mas, há 4 grupos de pessoas que não devem ter o café na dieta sob hipótese alguma!

Pois é, apesar de sua ampla aceitação, existe a recomendação para cortar a bebida do dia-a-dia, sobretudo por motivos de saúde. Claro que qualquer alteração nos hábitos alimentares devem vir de especialistas. Contudo, a princípio, essa turma deve ter mais cautela, mesmo se for difícil resistir àquele cheirinho de café coado.

Leia mais: Chá diurético desidrata? Veja o jeito certo de aproveitar a bebida

Evite o café na dieta se você se encaixa nestes perfis

Mulheres grávidas

Durante a gravidez, o corpo da mulher passa por muitas mudanças. Além disso, a alimentação desempenha um papel essencial no desenvolvimento saudável do bebê. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a cafeína demora um pouco mais para ser eliminada do sangue da gestante.

E, como também pode atravessar a placenta, a metabolização pelo feto também é mais lenta. Só para ilustrar, também há estudos que indicam que o consumo de café na dieta por gestantes pode resultar em baixo peso ao nascer, parto prematuro e até morte fetal.

Pessoas com problemas gastrointestinais

Outro grupo de pessoas que não pode tomar café é quem sofre de úlcera ou gastrite. Isso se dá porque a bebida pode irritar o trato gastrointestinal, causando dores e azia.

Sendo assim, o ideal é considerar alternativas de bebidas menos irritantes, por exemplo, alguns tipos de chá.

Pessoas com transtornos de ansiedade devem cortar o café na dieta

Aqui, nem é tanta surpresa assim, né? Afinal, o café é um potente estimulante do sistema nervoso central, tanto que muita gente consome justamente para aumentar a energia.

No entanto, para pessoas que apresentam transtornos de ansiedade, o cafezinho pode agravar os sintomas. Só para ilustrar, de acordo com o Hospital Clínico de Barcelona, o consumo prolongado de cafeína intensifica episódios de ansiedade, como ataques de pânico e nervosismo.

Tudo bem que muitos ansiosos amam tomar aquele cafezinho, mas vale a pena pensar duas vezes antes: realmente vale a pena consumir algo que poderá aumentar a sua ansiedade?

Leia mais: Embrulha batatas no papel-alumínio? Pense bem antes!

Pessoas com problemas cardíacos

Por fim, uma vez que se trata de um estimulante, o café ainda pode elevar a frequência cardíaca. Portanto, pessoas com arritmias, hipertensão ou outros problemas cardíacos devem evitar seu consumo.

E tem mais! Para este grupo, também é essencial consultar um especialista para determinar uma quantidade segura, se houver, para o consumo de café.

Vale frisar, entretanto, que antes de adicionar ou remover o café da sua dieta, converse com um profissional de saúde. Assim, você garante que não terá nenhum efeito adverso à sua saúde. E nem passa falta dessa bebida tão querida, né?

Comentários estão fechados.