Veja a fruta que se tornou o elixir natural para o bem-estar pleno
Essa fruta tem se tornado famosa por aqui recentemente, mas, será por quê?
A pitaya, com sua atraente tonalidade rosa vibrante e polpa saborosa, não é somente um deleite para os olhos, mas também um arsenal de benefícios para a saúde. Conhecida também como fruta-dragão, ela é originária das regiões tropicais da América Central e do Sul e tem sido adicionada cada vez mais aos cardápios de quem busca uma alimentação saudável.
Recentemente, a nutricionista Eveleen Lima destacou em uma entrevista à TV Unicesumar alguns dos incríveis benefícios que fazer da pitaya uma parte regular da sua dieta pode trazer. Vamos explorar mais profundamente esses benefícios e entender por que essa fruta merece esse destaque todo.
Leia mais: O que acontece se você tomar chá de boldo todos os dias?
Por que a Pitaya é considerada uma superfruta?
Uma superfruta é um termo utilizado para descrever frutas que possuem uma alta densidade de nutrientes, especialmente ricas em antioxidantes, vitaminas, minerais e fibras. Dessa forma, essas frutas são extremamente benéficas para a saúde devido às suas propriedades nutricionais superiores em comparação com outras frutas comuns. Os antioxidantes presentes nas superfrutas ajudam a combater os radicais livres no corpo, o que pode reduzir o risco de doenças crônicas, como doenças cardíacas e câncer. Além disso, essas frutas muitas vezes contêm compostos bioativos que podem melhorar a imunidade, apoiar a digestão e promover a saúde geral.
Assim, a pitaya é um verdadeiro pacote de nutrientes. Ela é repleta de vitaminas C, B1, B2 e B3, essenciais para várias funções do corpo humano.
Além disso, esta fruta oferece uma boa quantidade de minerais como ferro, cálcio e fósforo. E não para por aí, pois ela também é uma fonte excelente de fibras, proteínas e ácidos graxos essenciais, que são essenciais para manutenção da boa saúde.
Leia mais: Azeite de oliva brasileiro conquista premiação na Itália
Quais são os principais benefícios da pitaya?
Manutenção do peso
Com apenas 50 calorias por 100g, é uma aliada para quem busca perder ou manter peso. Além disso, as fibras presentes ajudam a dar sensação de saciedade, reduzindo o consumo de calorias ao longo do dia.
Saúde digestiva
Ademais, devido ao seu alto teor de fibras e oligossacarídeos, a pitaya promove o crescimento de bactérias benéficas no intestino. Dessa forma, age ajudando a manter um sistema digestivo saudável e prevenindo condições como a síndrome do intestino irritável.
Saúde cardíaca
Contendo gorduras poli-insaturadas, como os ácidos graxos ômega-3 e ômega-6, a pitaya ajuda a equilibrar os níveis de colesterol, reduzindo o LDL (mau colesterol) e aumentando o HDL (bom colesterol). Assim, contribui para a prevenção de doenças cardiovasculares.
Controle da glicemia
A pitaya pode influenciar positivamente nos níveis de açúcar no sangue, o que é especialmente benéfico para pessoas com diabetes, graças à presença de compostos que regulam hormônios responsáveis pela glicemia.
Leia mais: 5 alimentos que todo comprador inteligente deve comprar a granel
Como integrar a pitaya na sua dieta?
Consumir pitaya é simples e pode ser feito de várias maneiras, seja fresca, em sucos, smoothies ou até mesmo em receitas culinárias criativas.
Para os iniciantes, experimentar incorporar pedaços de pitaya em sua salada de frutas pode ser uma ótima introdução. Além disso, utilizar a polpa para fazer vitaminas ou sorvetes pode ser uma deliciosa opção de sobremesa saudável.
Profundamente nutritiva e incrivelmente versátil, a pitaya não só traz cor e sabor às refeições, como também uma abundância de benefícios para a saúde que não podem ser ignorados.
Então, seguindo as indicações da nutricionista Eveleen Lima e integrando esta superfruta na sua dieta, você estará dando um grande passo para uma vida mais saudável e equilibrada.
E aí, agora que você já sabe dos benefícios da Pitaya, é hora de tentar incorporar a fruta na sua alimentação.
Comentários estão fechados.