Pix por aproximação chega em 2025! Saiba mais!
Saiba tudo sobre as novas regras do Banco Central e os benefícios dessa inovação
Vem aí, o Pix por aproximação! Pois é, o Banco Central do Brasil (BC) e o Conselho Monetário Nacional (CMN) anunciaram a chegada da nova forma de pagamento para 2025. Mais precisamente, a partir do dia 28 de fevereiro. E, segundo as instituições, a inovação promete transformar a maneira como realizamos transações financeiras no dia a dia.
Como vai funcionar o Pix por aproximação?
De modo geral, a nova modalidade de pagamento deve combinar as funcionalidades do Pix com a tecnologia de aproximação. Assim, pessoas usuárias podem fazer suas transferências sem a necessidade de abrir o aplicativo do banco. Por exemplo, pagar as compras apenas aproximando o smartphone do terminal de pagamento, como já fazem com cartões contactless.
Mas, para que a novidade entre no ar, o BC está implementando mudanças significativas no sistema Open Finance. Estas alterações visam simplificar os pagamentos online e ampliar o uso do Pix em carteiras digitais. Por isso, tem dois lançamentos importantes, ainda neste ano, para preparar brasileiros e brasileiras quanto a nova forma de pagamento:
- Jornada de Pagamentos Sem Redirecionamento (JSR), uma regulamentação detalhada, prevista para 31 de julho
- testes programados para meados de novembro
LEIA MAIS: 5 idiomas europeus mais fáceis para brasileiro aprender em casa
Vale lembrar que a implementação vai além da comodidade, pois as novas regras também buscam expandir o número de instituições participantes do Open Finance. Assim, passam a abranger áreas como investimentos e operações de câmbio. Só para ilustrar, espera-se que as mudanças beneficiem cerca de 95% dos usuários do Sistema Financeiro Nacional (SFN), ampliando o alcance e a utilidade do sistema.
Pagamentos integrados a carteiras
Além do pagamento via contact less, o Pix por aproximação vai permitir a integração da conta bancária a carteiras digitais, como Google Pay e Apple Pay. Assim, para realizar um pagamento, basta aproximar o celular do terminal de pagamento, sem autenticação adicional no aplicativo do banco.
Ué, mas a tecnologia para este tipo de transação já não existe? Sim, mas a partir de agora, haverá uma regulamentação apropriada para garantir a segurança e a eficiência do processo. E é aí que entra o Open Finance, pois vai permitir o compartilhamento seguro de dados financeiros entre diferentes instituições. Sobretudo, por ser um sistema aberto e integrado.
Ademais, o BC anunciou que a governança do sistema deve ganhar personalidade jurídica e estrutura organizacional próprias. Essa medida visa fortalecer sua infraestrutura e regulamentação. Consequentemente, vai dar maior estabilidade e confiabilidade para todos os participantes.
LEIA MAIS: Ministério da Agricultura divulga lista de 19 marcas de café com impurezas acima do limite permitido
O Pix por aproximação se junto às novidades deste ano
Vale lembrar que, em 2024, o sistema de pagamentos instantâneos ganhou o Pix Automático. Ainda que a dinâmica seja parecida à do Pix Agendado, a modalidade requer a autorização da operação via aplicativo do banco. Ademais, é isento de tarifas para pessoas físicas. Saiba mais, aqui.
Comentários estão fechados.