Por que algumas casas atraem mais baratas? A ciência explica!

As baratas são insetor resistentes e seu surgimento se liga a diferentes aspectos

Pouca gente sustenta sua coragem e dignidade até encontrar uma barata voadora. O inseto aparece onde bem quer, ainda que prefira lugares mais escuros, quentes e úmidos. Por exemplo, cozinhas, banheiros, porões e fendas. Mas, já reparou que algumas casas atraem mais baratas que outras, por mais limpas que sejam? A ciência explica o motivo disso!

Desagradáveis ao extremo, esses insetos têm a capacidade de se reproduzir rapidamente. Além disso, se adaptam facilmente aos ambientes humanos. Embora infelizmente possam voar, geralmente as encontramos correndo pelos pisos da casa e se escondendo atrás de móveis ou armários.

Para o nosso desespero, existem cerca de 4.500 espécies de baratas, de todas as cores e tamanhos. De modo geral, se alimentam de restos de comida, lixo, papel, tecido e materiais orgânicos. E, sabe o que é pior? Muitas vezes fazemos de tudo para eliminá-las e não conseguimos. Nesse sentido, a ciência se encarregou de encontrar uma explicação. Inclusive, a frequência delas em algumas casas, em relação a outras.

Por que algumas casas atraem mais baratas, de acordo com a ciência?

A princípio, algumas residências têm as condições ideais para que as baratas se instalem. Segundo estudo recente, até 35% das pessoas convivem com baratas em casa, sem nem saber! E o povo preocupado com fantasmas, hein? Mas, por que isso acontece?

Um dos motivos é a fotosensibilidade da espécie, por isso, as baratas têm hábitos noturnos. Ou seja, durante o dia, têm pouca ou nenhuma atividade. Já durante à noite, buscam seu alimento.

Além disso, as condições sanitárias, obviamente, se relacionam ao surgimento delas. Por isso, é muito importante cuidar da limpeza e mesmo do saneamento.

Infelizmente, nem sempre isso está nas mãos das pessoas que residem em algumas casas que atraem mais baratas. Por exemplo, há casas e apartamentos cujas instalações sanitárias de cozinhas e banheiros são bem deficientes. E o fato está na própria fundação e mesmo condições estruturais. Neste caso, estes locais podem apresentar  2,7 vezes mais chances de ter baratas.

Ademais, segundo aponta o jornal Clarin, especialistas afirmam que insistir na limpeza frequente do lar é fundamental para prevenir uma infestação de baratas. Especialmente em ambientes como o banheiro e a cozinha, que é onde esses insetos mais se instalam.

Leia mais: Dica caseira para deixar os tênis velhos como novos e economizar

Outros conselhos para afastar as baratas

Seja a sua uma das casas que atraem baratas, seja uma residência aparentemente livre delas, não custa aplicar algumas técnicas para evitar seu surgimento. Afinal, os insetos podem transmitir doenças graves, por exemplo, disenteria, salmonela, hepatite A, asma e alergias.

Portanto, vale seguir alguns conselhos, como:

  • Não deixar resíduos de comida na mesa, no balcão ou no chão.
  • Retirar o lixo com frequência e mantê-lo sempre em latões bem fechados.
  • Cobrir e selar rachaduras e fendas.
  • Cobrir as grelhas da cozinha e do banheiro.

Isso, é claro, além do uso de inseticidas ou contratar exterminadores especializados para afugentá-las e matá-las.

Por que as baratas aparecem?

Independente de ser uma das casas que atraem baratas, de vez em quando, elas aparecem. E a Blattodea é uma das espécies mais resistentes do planeta. E isso se deve ao fato de que sua alimentação é extremamente variada.

Além disso, há um fato que chama a atenção: as baratas podem ficar ativas por um mês sem comer. Por outro lado, sua reprodução é rápida e abundante.

Só para ilustrar, uma barata pode produzir até 8 ootecas durante sua vida, que geralmente é de um ano. Cada uma delas contém cerca de 50 ovos. Isso resulta em uma quantidade de entre 300 e 400 descendentes. Ou seja, onde há uma barata, certamente, há várias delas!

Comentários estão fechados.