Por que as zebras têm listras? A maioria nem imagina!

Essa é uma das curiosidades que mais instiga os entusiastas do mundo animal.

Alguns mistérios do mundo animal realmente atraem curiosos, como o fato dos polvos usarem tentáculos para sentir odores, os camaleões mudarem de cor e até mesmo o porquê de as zebras terem listas. Todas essas dúvidas são respondidas pela ciência, mas a última se destaca por ter uma resposta um pouco surpreendente. Afinal, as listras podem ser mais importantes do que a maioria das pessoas pensa.

O que diz a ciência?

Algumas pessoas enxergam as listras das zebras apenas como estilo, mas a verdade é que elas vão muito além disso. Segundo a ciência, essa é também uma forma de se camuflar na savana, mas não entre as folhas e árvores. Na verdade, elas servem para criar um efeito de ilusão de ótica quando muitas delas estão juntas, o que acaba confundindo o predador em relação à presa que ele tem em foco.

Além disso, são apontadas explicações ainda mais complexas para o surgimento desses padrões. Entre elas, duas se destacam: a primeira é de que as listras servem para afastar os insetos perigosos, visto que a superfície pode desorientar esses animais e dificultar o pouso em sua pele. É algo muito valioso no ambiente em que elas vivem.

Já a segunda aponta que as listras ajudam a regular a temperatura de seus corpos. Nesse caso, o preto pode absorver a luz solar, enquanto o branco reflete, o que acaba criando um equilíbrio.

Leia mais: Cruzar os dedos realmente dá sorte? Veja o que isso realmente significa

É parte de sua identidade

Outro fator interessante sobre suas listras é que elas servem como um identificador único, onde não há repetição de padrão entre os animais. Ou seja, é uma espécie de impressão digital, semelhante ao que ocorre nos dedos dos seres humanos, pintas das onças e manchas das girafas.

Por esse motivo, elas também podem ser usadas para identificação em um bando, facilitando a comunicação entre indivíduos da mesma espécie e bando.

Comentários estão fechados.