Por que o gato segue o dono? Descubra o que está por trás disso!
Apesar do que muitos dizem, os gatos também sentem afeto por seus tutores e demostram isso de forma muito peculiar
“Ah, os gatos gostam da casa e não do dono”! Será? Essa fama que os bichanos têm de frios e distantes é um tanto quanto injusta. Afinal, apesar de serem sim, independentes, os felinos têm profunda ligação com seus tutores e tutoras, demonstrando isso de formas muito peculiares. Por exemplo, o que você acha que significa quando o gato sempre segue o dono ou dona?
Os memes da internet estão aí para mostrar que adotar um gato é, certamente, perder a privacidade de ir ao banheiro. Ou, ainda, dormir sozinho na cama. Como vamos tratar daqui a pouco, esse comportamento tem muito a ver com o vínculo de confiança e lealdade que o felino estabelece com o humano.
Só para ter uma ideia, por vezes, chega a enxergá-lo como seus pais! Por isso, precisa desse contato e conexão para se sentir feliz. Então, você vai ver:
- Por que o gato segue o dono
- Em qual etapa da vida esse hábito é ainda mais forte
- Os sinais de que o gato te ama
Vamos lá?
Leia mais: Donos de cachorros ou gatos: afinal, quem é mais feliz?
Por que um gato segue seu dono?
A princípio, há várias razões que explicam esse comportamento fofo e curioso. Primeiramente, o instinto felino de caçador, algo que está ali, no seu DNA, por mais que faça a linha Garfield. Por isso, do nada, começam a:
- correr feito maluquinhos pela casa
- caçar insetos ou algo totalmente aleatório
- patrulhar a casa com verdadeiros guardinhas peludos
Porém, existem outros motivos bastante simples:
O gato ama seu tutor ou tutora!
Sim, você leu certo! Pois, ao contrário da crença popular, os felinos são independentes, mas à sua maneira. Porém, nada de solitários. Quem convive com gatinhos bem sabem que, mesmo os mais ariscos e arredios acabam se rendendo a uma postura mais sociável e carinhosa. E esse hábito de seguir os membros da família é uma forma de fortalecer esse laço.
Leia mais: Gato pode ter coleira para passear? O que dizem os especialistas
O gato segue o dono por necessidade de segurança
Outro motivo pelo qual o gato segue o dono é a necessidade de sentir-se seguro. Provavelmente, ele o tem como uma figura parental, especialmente se criado desde bebê naquela casa. Para efeitos de comparação, é isso que os filhotes fazem em relação à mãe gata, ou seja, a segue para se alimentar e aprender. Em outras palavras, você faz esse papel de orientação e cuidado. Portanto, não decepcione!
Marcação de território
Por fim, os gatos têm o instinto natural de marcar território, deixando seu cheiro tanto em objetos quanto pessoas. Uma forma de fazer isso é se esfregar nelas, principalmente o rostinho. Então, o hábito de seguir o dono também tem a ver com isso, inclusive, para se assegurar de que seu “território” está protegido.
Quais gatos mais seguem os donos?
De modo geral, os filhotes e gatos mais jovens fazem isso com mais frequência. Isso se explica pela necessidade afetiva e, consequentemente, buscam mais atenção dos humanos. Um estudo da Universidade do Oregon mostra que os felinos são tão apegados aos donos ou donas quanto cachorros. E, também, ao ponto de sentir falta quando se ausentam.
Só para ilustrar, é um apego similar ao das crianças pelos pais e mães. Aliás, é bem por isso que o gato também pode seguir o dono quando está carente de atenção ou mesmo de fome. Daí, buscam refúgio no “pai” ou “mãe”.
Leia mais: 8 coisas que você nunca deve fazer com o seu cachorro
Como saber se seu gato te ama?
Você é do tipo que quase para a vida quando um gato te “elege” para se sentar no seu colo? Então, imagine se o bichano dar alguma dessas demonstrações de afeto? Mas, é preciso ter atenção, pois os felinos expressam seu amor de maneiras sutis e únicas. Entre elas:
- Ronronar: este é um dos sons mais reconfortantes que existem e o gato pode emitir. Se ele faz isso quando está perto de você, é sinal de que está feliz e relaxado na sua companhia
- Se esfrega em você: ao fazer isso, o gato deposita seu cheiro, então, te marca como parte de seu território
- “Amassa pãozinho”: essa ação vem desde a fase de amamentação, portanto, um sinal de que se sente seguro e feliz.
- Traz “presentes”: é uma forma de compartilhar suas conquistas e mostrar que você é parte da família
- Lambe ou acaricia você: como faria com outro gato, demonstrando se preocupar e cuidar
- Dorme perto de você: é um sinal de que ele te ama e se sente seguro
Além das vezes em que o gato segue o dono, outras formas de demonstração de afeto é olhar para a pessoa e piscar lentamente. Ainda, se deitar com a barriguinha para cima. Por ser uma área vulnerável, demonstra que se sente seguro com você.
Então, você tem um gato ou conhece algum que segue o dono? Como é que ele demonstra seu afeto?
Comentários estão fechados.