Prepare-se: profissões em risco de extinção pela inteligência artificial
Veja como as tendências tecnológicas estão moldando o futuro do trabalho. Conheça 6 profissões que enfrentam o risco de automação em 2024
Num cenário marcado pela rápida evolução tecnológica, fica claro que algumas profissões passam por mudanças significativas devido ao avanço das inteligências artificiais (IA) e da automação.
O ano de 2024 não será exceção, e determinadas áreas estão previstas para enfrentar demissões em massa devido a essas mudanças disruptivas.
Profissões ligadas à mídia, abrangendo publicidade, redação e jornalismo, estão entre as mais afetadas. Com algoritmos cada vez mais sofisticados capazes de criar conteúdo, identificar tendências e até redigir artigos, a presença humana nessas áreas tende a diminuir.
Profissões em risco em 2024
Trabalhos de mídia (redação, publicidade, jornalismo)
O crescimento das inteligências artificiais na produção de conteúdo e análise de tendências está transformando os trabalhos ligados à mídia.
Algoritmos podem gerar conteúdo em larga escala e analisar dados para detectar o que é mais relevante para o público.
Essa mudança pode resultar em demissões em massa, já que empresas podem optar por soluções automatizadas que são mais eficazes em custo e tempo. Inicialmente, essas são as profissões mais ameaçadas.
LEIA MAIS: Quer mudar de carreira em 2024? 4 etapas indispensáveis para uma transição de sucesso
Designer gráfico
Ferramentas de design assistido por computador e inteligência artificial estão cada vez mais avançadas. Isso possibilita automatizar etapas do processo de design gráfico, como a criação de layouts e a escolha de elementos visuais.
Apesar de ainda valorizar a intervenção humana em muitos casos, a automatização pode reduzir a demanda por designers em certos projetos e áreas.
Agentes de atendimento ao cliente
Com o progresso da inteligência artificial no atendimento ao cliente, chatbots e sistemas de atendimento automatizado se tornam comuns.
Essas tecnologias conseguem lidar com diversas consultas e problemas dos clientes, diminuindo a necessidade de agentes humanos em algumas empresas e segmentos.
Analistas de pesquisa de mercado
Com a enorme quantidade de dados disponíveis, empresas estão cada vez mais recorrendo a algoritmos para analisar dados e obter insights sobre o mercado e o comportamento do consumidor.
Isso significa que algumas tarefas realizadas por analistas de pesquisa de mercado, como coleta e análise de dados, podem ser automatizadas. Isso pode resultar na redução da demanda por profissionais humanos nessa área.
Empregos na indústria jurídica
A automação está mudando a forma como as tarefas são executadas na indústria jurídica. Assistente jurídicos muitas vezes realizam atividades administrativas e organizacionais, como gerenciamento de documentos e pesquisa básica.
Com os avanços tecnológicos, sistemas automatizados podem desempenhar essas tarefas de maneira mais rápida e precisa, reduzindo a necessidade de assistentes jurídicos em certos contextos.
LEIA MAIS: 5 soft skills que te levarão ao sucesso na sua carreira profissional!
Empregos do setor financeiro
A tecnologia está alterando o modo como as análises financeiras são feitas. Com o desenvolvimento de algoritmos avançados, empresas podem obter análises de mercado e previsões financeiras mais precisas e rápidas.
Isso pode diminuir a demanda por analistas e consultores financeiros tradicionais, especialmente em atividades que envolvem análise de dados e modelagem financeira.
ARTIGOS RELACIONADOS:
- Emprego dos Sonhos: Estas são as profissões com os melhores salários do Brasil
- 8 formas de ganhar dinheiro enquanto está desempregado
- 8 profissões que podem fazer você se sentir feliz no trabalho, segundo pesquisa!
Comentários estão fechados.