10 profissões que mais exigem o inglês no Brasil

Entenda por que o inglês é essencial para o sucesso em várias profissões no Brasil

A premissa de que o mercado de trabalho é cada vez mais globalizado já é até um clichê. Principalmente diante da evolução tecnológica vertiginosa que vivemos. Isso faz com que o domínio de um segundo idioma seja indispensável, principalmente o inglês. Prova disso é um levantamento do Banco Nacional de Empregos (BNE) que mostra as profissões que mais exigem o inglês no Brasil.

Profissões que mais exigem o inglês como segunda língua no Brasil

Conforme dados do BNE, as carreiras nas quais a pessoa interessada precisa ser bilíngue são:

  • Comprador
  • Analista de Comércio Exterior
  • Recepcionista Bilíngue
  • Assistente Administrativo
  • Analista de Marketing
  • Recepcionista
  • Assistente Comercial
  • Analista de Sistemas
  • Analista de Suporte
  • Analista Contábil

Por que o inglês é essencial para essas profissões?

Antes de tudo, vale frisar que, não só para estas, como outras profissões, o inglês amplia significativamente as oportunidades de emprego. Afinal, muitas empresas brasileiras investem em negócios internacionais, portanto, precisam de colaboradores que se comuniquem de forma eficaz com parceiros e clientes ao redor do mundo.

Porém, no caso específico destas profissões que mais exigem inglês no Brasil, isso se dá sobretudo pelas características das funções. Por exemplo:

  • Comprador: faz negociações com fornecedores internacionais além de participar de feiras e eventos globais.
  • Analista de comércio exterior: comanda processos de importação e exportação, bem como a comunicação com entidades governamentais e empresas de outros países.
  • Recepcionista bilíngue: atende clientes estrangeiros, especialmente em empresas multinacionais e hotéis.

Leia mais: Profissões Home Office que estão em alta neste ano

Outras profissões que mais exigem o inglês como segundo idioma no Brasil

Além destas carreiras acima, outras da lista se beneficiam significativamente do conhecimento do inglês. Só para ilustrar:

Assistente administrativo

De modo geral, mesmo empresas nacionais que tenham operações globais demandam que seus assistentes administrativos lidem com documentação, correspondências e comunicações em inglês. Por isso, a fluência no idioma facilita inclusive a execução destas tarefas administrativas.

Analista de marketing

Como bem sabemos, o marketing exige a compreensão das tendências globais e melhores práticas internacionais. Por isso, é indispensável que profissionais da área:

  • acessem toda uma gama de recursos
  • realizem pesquisas de mercado internacionais
  • colaborem com equipes de marketing de diferentes partes do mundo.

Recepcionista

Além de recepcionistas bilíngues, recepcionistas em geral podem, em algum momento, atender clientes e visitantes internacionais, especialmente em empresas que recebem parceiros estrangeiros regularmente. Sendo assim, a capacidade de se comunicar em inglês melhora significativamente a empregabilidade.

Assistente comercial

Os profissionais da área podem, a princípio, ajudar nas negociações e comunicações com clientes e fornecedores internacionais. Um papel particularmente importante em importadoras e exportadoras que, devido à natureza das operações, mantêm relações comerciais com parceiros de diferentes países.

Leia mais: Profissões do Futuro: carreiras promissoras para os próximos anos

Uma das profissões que mais exigem inglês no Brasil é a de analista de sistemas

Nem precisa falar muito, né? Afinal, a área de TI é fortemente influenciada por inovações e padrões internacionais. Sendo assim, os profissionais precisa dominar o inglês para, por exemplo:

  • acessar documentação técnica
  • participar de comunidades de desenvolvimento global,
  • adotar as melhores práticas e tecnologias emergentes.

Analista de suporte

Da mesma forma, quem atua no suporte técnico frequentemente precisa interagir com fornecedores de software e hardware de outros países. Logo, a fluência em inglês permite a solução dos problemas mais rapidamente, além do próprio acesso a suporte técnico de nível internacional. Sem falar que fica muito mais fácil ler manuais e documentação especializada.

Analista contábil também é uma das profissões que mais exigem inglês no Brasil

Por fim, nas empresas com operações internacionais, analistas lidam com normas contábeis estrangeiras, relatórios financeiros internacionais e auditorias. A fluência no idioma, portanto, é essencial para garantir conformidade e precisão nas operações financeiras globais.

Leia mais:  5 carreiras pouco conhecidas com salários atraentes. Confira!

Importância de aprender outras línguas na carreira

Além do inglês, vale muito a pena aprender outros idiomas, inclusive para alavancar sua vida profissional a nível internacional. Afinal, quem domina múltiplas línguas tem uma vantagem competitiva em diversas áreas, como a tecnologia. Sem falar nas chances de aplicar em vagas de outros países.

Logo, a dica é se atentar aos idiomas que cada área valoriza, conforme o mercado de atuação. Profissionais de tecnologia, por exemplo, podem se beneficiar do conhecimento de mandarim, devido à expansão do mercado chinês.

Comentários estão fechados.