Proteína em pó: como consumir sem engordar

A proteína em pó pode facilitar muito a vida de quem pratica atividade física. Mas para quem busca a perda de peso, ela funciona?

A proteína em pó é amplamente utilizada por aqueles que buscam aumentar a massa muscular, uma vez que é uma fonte de nutrientes magra e de fácil ingestão, especialmente para os praticantes de atividade física.

Existem diversas opções de proteína em pó disponíveis, sendo o Whey Protein um dos tipos mais consumidos hoje em dia. Além disso, também é possível encontrar proteína vegetal para aqueles que não consomem alimentos de origem animal.

Os benefícios de incluir a proteína em pó na alimentação são diversos, como a melhora na recuperação muscular, a praticidade na ingestão e o baixo teor calórico e lipídico do alimento.

No entanto, muitas pessoas têm receio de consumir proteína em pó com medo de ganhar peso. Mas será que a proteína em pó engorda mesmo? Vamos explicar tudo para você!

Proteína em pó causa ganho de peso?

Se eu te disser que nenhum alimento, quando consumido isoladamente, tem o poder de fazer você engordar, você acreditaria? Pois é verdade! Nenhum alimento isolado é capaz de causar ganho de peso, a não ser que seja consumido em excesso.

LEIA MAIS: 4 dicas simples para melhorar sua saúde ainda hoje

O seu corpo precisa de uma determinada quantidade de calorias para seu funcionamento diário. Quando você consome menos calorias do que precisa, ocorre a perda de peso, e quando você consome mais calorias do que precisa, pode ocorrer o ganho de peso.

No entanto, é importante ressaltar que ganhar peso não necessariamente é ruim. Muitas pessoas buscam a hipertrofia, que é o aumento da massa muscular aliado à perda de gordura corporal. É possível ter um corpo pesado e saudável, desde que esse peso seja proveniente da massa muscular.

O consumo adequado de proteína, dentro de uma estratégia alimentar voltada para a hipertrofia, aliado à prática regular de atividade física, pode levar ao ganho de peso, porém esse ganho será de massa magra, e não de gordura.

No entanto, é importante lembrar que nem sempre o consumo de proteína em pó melhora a composição corporal…

Cuidados ao consumir proteína em pó

Conforme mencionado anteriormente, o consumo excessivo de qualquer alimento pode levar ao ganho de peso, e nesse caso estamos falando de ganho de peso por acúmulo de gordura. Se você consumir uma grande quantidade de proteína em pó e não praticar exercícios físicos suficientes para utilizar essa quantidade de proteína, ela pode se transformar em gordura no seu organismo.

O ideal é consumir apenas uma porção dessa proteína em pó, associada a uma alimentação equilibrada e saudável. Por exemplo, uma porção de Whey Protein contém, em média, 150 kcal, 25g de proteína, 5g de carboidrato e 2g de gordura.

Comparado a quatro ovos, que possuem, em média, 280 kcal, 22g de proteína, 2g de carboidrato e 19g de gordura por porção, o Whey Protein é uma excelente opção, inclusive para aqueles que buscam emagrecer.

LEIA MAIS: 3 técnicas para preservar o pão fresco e saboroso por mais tempo

Vale ressaltar que a quantidade diária recomendada de proteína varia entre 0,8g e 1,6g por quilo de peso corporal, de acordo com cada indivíduo. Além disso, essa proteína deve ser obtida a partir de uma variedade de alimentos, não se restringindo apenas à proteína em pó. Antes de consumir qualquer tipo de suplemento alimentar, é fundamental consultar um nutricionista.

Comentários estão fechados.