Qual a temperatura ideal do ar-condicionado para cada idade?

A regulação da temperatura e o metabolismo variam conforme a idade

A onda de calor está aí, com cidades registrando sensação térmica de 60 °C. Neste momento, a gente abençoa, para sempre, quem inventou o ar-condicionado! Porém, ainda que o instinto nos faça ligar o aparelho para gelar o ambiente, isso nem sempre é o correto. Além de danificá-lo, existe a temperatura ideal do ar-condicionado para cada idade, sabia?

Inicialmente, existem diferenças na forma como bebês, crianças, adolescentes e adultos percebem o clima. E, embora o equipamento seja uma das alternativas mais comuns para se refrescar, é importante considerar que a temperatura necessária varia conforme a idade. Mas, como isso funciona?

À medida que as pessoas envelhecem, suas necessidades de conforto térmico mudam sutilmente. Geralmente, os recém-nascidos e os bebês são mais vulneráveis às mudanças sutis de temperatura. Por outro lado, os idosos normalmente precisam de uma temperatura mais quente.
Isso ocorre por alterações na força muscular, transpiração e distribuição do calor corporal para a pele.

Tudo isso influencia diretamente na regulação da temperatura corporal. Logo, percebemos a temperatura de maneira diferente, dependendo das diferentes fases da vida e das circunstâncias.

Qual a temperatura ideal do ar-condicionado para bebês?

Tanto bebês quanto crianças têm necessidades térmicas únicas. Sobretudo porque ainda não conseguem se adaptar adequadamente ao ambiente ao seu redor. Menos ainda, têm o conhecimento necessário para colocar roupinhas e, assim, ajustar seu próprio conforto térmico.

Além disso, sua estrutura corporal tem maior superfície em relação ao peso. Assim, tornam-se mais vulneráveis às mudanças de temperatura. Inclusive, esse aspecto é especialmente significativo nos recém-nascidos, pois não têm habilidades para regular sua própria temperatura.

Por isso, o ideal é mantê-los em um ambiente que não seja nem muito quente, nem muito frio. Ou seja, um quarto entre 18º e 21º Celsius. Essa temperatura, inclusive, ajuda a dormir melhor.

Leia mais: Transforme rolos de papel higiênico em um porta-joias sustentável

E para crianças e adolescentes?

Conforme a criança cresce, vai reagindo de forma diferente aos fatores de conforto térmico. Afinal, seu corpo se desenvolve, além do que seu metabolismo e a relação superfície-volume mudam.

Por exemplo, crianças mais novas sentem mais frio devido à menor massa muscular, o que afeta a produção de calor. Adolescentes, entretanto, estão mais desenvolvidos e se adaptam às mudanças de temperatura mais facilmente. Ainda assim, a puberdade causa maior sensibilidade ao frio ou ao calor.

Então, qual a temperatura ideal do ar-condicionado nesta fase? Em primeiro lugar, deve-se equilibrar temperatura, umidade e fluxo de ar, principalmente em ambientes escolares. Isso ajuda na concentração e melhora da aprendizagem, a propósito.

Ademais, associar ventilação adequada ao ar-condicionado eficiente evita problemas respiratórios. Sendo assim, a recomendação é deixar o equipamento de 22 °C a 24 °C no verão, bem como a umidade relativa entre 40% e 60%.

Leia mais: Dica infalível para limpar o colchão e deixá-lo como novo!

Temperatura ideal para os adultos

Por fim, adultos geralmente mantêm uma temperatura corporal de cerca de 37 °C. Contudo, o envelhecimento reduz a eficácia dos mecanismos naturais de resfriamento e aquecimento. Em outras palavras, à medida que envelhecemos, somos menos ativos, o que diminui o metabolismo.

Ao mesmo tempo, existe uma reação diferente a cada escala de temperatura. Enquanto o calor excessivo aumenta os níveis de ansiedade e estresse, muito frio nos faz sentir sonolentos.

Por isso, deve-se ajustar a temperatura ideal do ar-condicionado tanto em casa quanto no ambiente de trabalho. Afinal, não se trata apenas da temperatura do ar, mas também de como afeta nossos corpos e mentes.

Em suma, a dica é deixar o aparelho de 21 °C a 24 °C no inverno e 24 °C a 27 °C no verão. Além, claro, de manter a ventilação regular para manter um ambiente saudável e eficiente do ponto de vista energético. Entretanto, no caso de adultos mais velhos, a temperatura recomendada para os ambientes varia de 18 °C e 25,5 °C.

Contudo, mais do que saber a temperatura ideal do ar-condicionado para cada idade, é fundamental manter o aparelho limpo. Portanto, é necessário usar equipamentos de ar-condicionado que possuam filtros de qualidade e realizar uma limpeza regular deles.

Comentários estão fechados.