Segurar o espirro é perigoso? Veja o que pode acontecer com você
Veja o que pode acontecer com seu corpo...
Quem nunca teve um espirro inesperado? E mais do que isso, quem mais já se sentiu desconfortável, ou quis espirrar quando não podia fazer barulho e se perguntou: segurar o espirro é perigoso?
Bem, essa reação involuntária do nosso corpo pode ser um pouco desconfortável, mas é um mecanismo natural e importante para a nossa saúde. Por isso, se você quiser entender um pouco mais sobre o espirro, ou saber se pode segurá-lo, continue lendo.
Por que espirramos?
Antes de mais nada, o espirro é uma resposta do nosso sistema respiratório a irritações ou substâncias estranhas presentes em nosso nariz ou garganta. Asim, quando essas substâncias irritam as células sensíveis das vias aéreas, o nosso corpo reage expulsando-as através de um espirro.
Alguns dos gatilhos comuns para espirros incluem poeira, pólen, pelos de animais, produtos químicos irritantes, vírus e bactérias. Assim, ele é uma forma de defesa do nosso organismo para se livrar dessas substâncias indesejadas e potencialmente prejudiciais.
O que acontece se segurarmos um espirro?
Segurar um espirro pode parecer uma ação inofensiva, mas, na verdade, pode ser prejudicial. Isso porque, ao segurá-lo, a pressão dentro do nosso sistema respiratório aumenta significativamente. Então, isso pode levar a consequências indesejadas.
Por exemplo, uma das possíveis consequências de segurar um espirro é a ruptura dos vasos sanguíneos nas vias aéreas, no ouvido médio ou até mesmo nos olhos. Assim, isso pode resultar em sangramento nasal, dor de ouvido, tonturas e até mesmo danos à visão.
Além disso, segurar um espirro também pode causar um aumento da pressão no tórax, o que pode ser perigoso para pessoas com problemas cardíacos ou respiratórios. Portanto, escute o seu corpo, pois é importante permitir que o corpo se livre naturalmente das substâncias irritantes.
Leia mais: O que acontece no cérebro ao ganhar dinheiro inesperado? É surpreendente
Espirrar pode indicar algum perigo?
Em condições normais, o ato de espirrar não é perigoso. Na verdade, é uma resposta saudável do nosso corpo para se livrar de irritantes e manter nossas vias aéreas limpas. No entanto, em certos casos, o espirro pode ser um sintoma de uma condição subjacente mais grave.
Por exemplo, pessoas com alergias graves, como rinite alérgica ou asma, podem espirrar com mais frequência do que o normal. Essas condições podem exigir tratamento médico adequado para aliviar os sintomas e prevenir complicações.
Além disso, espirros frequentes e persistentes podem ser um sinal de uma infecção respiratória, como um resfriado comum ou uma gripe. Nesses casos, é importante procurar um médico para obter um diagnóstico adequado e receber o tratamento apropriado.
E aí, agora você irá pensar duas vezes antes de segurar o próximo espirro, certo?
Comentários estão fechados.