Seu gato dorme aos seus pés? Descubra o motivo!

Esse comportamento felino está intimamente ligado ao vínculo que mantêm com seus tutores e aos locais de conforto que encontram no lar

Os gatos são muito mais que simples animais de estimação, sabia? Ao contrário do que dizem as más línguas, os bichanos desenvolvem vínculos profundos e complexos com seus tutores. Sabe qual é uma forma de demonstrarem isso? A fofura que é quando o gato dorme aos seus pés! Vem entender o motivo por trás desse comportamento!

Antes de mais nada, vale saber que, na Antiguidade, os gatos eram valorizados por sua habilidade de caçar roedores. Mas, sobretudo, pela capacidade de estabelecer relações afetuosas com os seres humanos. Só que essa relação se caracteriza pela independência, o que explica porque tanta gente fala que eles não se importam com os donos ou donas.

No entanto, o carinho que demonstram de maneira única os torna companheiros leais, viu? Daqueles que, de alguma forma, mostram uma profunda conexão emocional com aqueles que os cuidam e amam.

O que significa quando o gato dorme aos seus pés?

Um dos comportamentos mais comuns pelo qual os felinos demonstram carinho é dormir perto de seus tutores. Essa preferência pode se manifestar de várias formas, desde se aconchegar aos pés da cama até buscar o calor do corpo humano em noites frias.

Para muitos bichanos, compartilhar o espaço de descanso com seus tutores lhes proporciona segurança e conforto. Por isso, é comum que eles se aproximem quando estão deitados ou sentados. Daí, se deitam perto dos pés.

Isso vem porque eles buscam proximidade com a pessoa. Também é o lugar ideal para descansar enquanto mantêm um certo nível de vigilância do ambiente, devido ao seu instinto protetor.

LEIA MAIS: Descubra os 6 segredos para alcançar a disciplina e a felicidade

Por que meu gato dorme na minha cama?

Da mesma forma que o gato dorme aos seus pés, o fato de escolher a cama do tutor tem um motivo simples: o colchão proporciona um local confortável para descansar. A isso, se soma a atração pela temperatura quente do corpo, proporcionando presença, segurança e, claro, conforto

Só que isso não traz benefícios somente para os bichanos, não! Pelo contrário, dormir com os gatos fortalece o vínculo emocional entre o felino e o tutor. Ainda, a diminuição do estresse e a criação de uma relação mais afetuosa com o animal de estimação.

Como saber se meu gato se sente confiante?

No entanto, quando o gato dorme aos seus pés, esta não é a única forma de demonstrar seu estado de ânimo. A princípio, os felinos o fazem de maneira diferente dos cães e outros animais. No entanto, suas formas de exibir conforto são facilmente detectáveis.

Por um lado, buscam a companhia constante do tutor e o seguem para os lugares que ele frequenta no lar. Também costumam deitar-se ou sentar-se perto da pessoa com quem compartilham um vínculo. Ainda, levantam o rabo ao vê-lo e se esfregam para marcar o indivíduo com seu aroma. Neste momento, usam as glândulas odoríferas localizadas em seus rostos.

Ademais, quando os gatos olham fixamente para alguém e realizam um piscar lento, significa que estão contentes e relaxados. Outra atitude que evidencia conforto e confiança é mostrar a barriga, pois dessa maneira o gato se mostra completamente vulnerável diante do tutor.

Além disso, aquele conhecido ronronar também pode ser uma prova de que o felino está confortável. Inclusive, até falamos bastante disso por aqui.

LEIA MAIS: 10 dicas para deixar seu cãozinho mais feliz na velhice

O gato dorme na cabeça, não aos seus pés? Veja o que isso significa!

Também há aqueles gatinhos que preferem dormir bem perto da cabeça de seu tutor. Isso provavelmente se dá porque a cabeça geralmente é a parte mais imóvel do corpo. Então, lá, o espertinho não será perturbado.

Mas, claro que há um motivo fofo: o rosto pode ser a única parte do corpo do tutor com pele exposta. Devido a isso, o felino pode buscar calor e proximidade ao se aconchegar junto.

Então, entendeu por que, provavelmente, seu gato dorme aos seus pés? Ou mesmo pertinho da sua cabeça?

ARTIGOS RELACIONADOS:

Comentários estão fechados.