5 sinais de alerta do trabalho remoto que você precisa observar
Problemas de comunicação e microgerenciamento são alguns dos sintomas a serem considerados
Você sabia que, atualmente, estima-se que 9.5 milhões de pessoas trabalhem remotamente no Brasil? Esses números são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A questão é que a modalidade chama a atenção tanto para empresas nacionais quanto internacionais. Mas, embora isso represente a oportunidade de trabalhar de onde quiser, há alguns cuidados a tomar para não cair em uma “cilada”. Inclusive, te trouxemos estes cinco sinais de alerta a observar antes de aceitar uma oferta de trabalho remoto.
Antes de tudo, pesquisar previamente sobre a empresa para se certificar da credibilidade. Afinal, você precisa ter claro o tipo de trabalho que vai executar e, sobretudo, se vai receber em dia por isso. Além disso, o comportamento da pessoa contratante, uma vez que o distanciamento favorece golpes trabalhistas.
Então, vamos saber mais sobre isso?
Um dos sinais de alerta do trabalho remoto é a falta de comunicação
Se a empresa já demonstra falhas de comunicação durante o processo de contratação, fique de olho. Afinal, este ponto é fundamental quando se trabalha à distância. Só para exemplificar, não tem aquela facilidade de cruzar com o colega no corredor e confirmar o recebimento de um e-mail. Portanto, é indispensável manter a clareza, inclusive, para que toda a equipe seja informada sobre o andamento das funções.
Isso inclui fluxo de informações em todos os níveis e divisões da empresa. Tenha em mente que, se os padrões de comunicação da empresa são baixos, a rotina de trabalho será ainda mais estressante.
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Tendência ao microgerenciamento
Outro sinal de alerta do trabalho remoto é se a empresa tende ao microgerenciamento em vez de aceitar o equilíbrio entre autonomia e acompanhamento do trabalho. Em outras palavras, organizações que se concentram demais em “vigiar” o que a equipe faz acaba levando ao estresse. Só para ter uma ideia, há quem use ferramentas que rastreiam até se os funcionários estão online.
De fato, para uma organização apostar na modalidade, é preciso ter confiança em seus colaboradores e colaboradoras. Do contrário, melhor nem adotá-la.
Ausência dos protocolos de integração também é um dos sinais de alerta do trabalho remoto
Começar em uma nova empresa é naturalmente desafiador, sobretudo pela necessidade de conhecer processos, aprender ferramentas e se aproximar dos colegas. Por isso, é fundamental ter processos de integração, até porque, à distância, não dá para pedir ajuda quando sentir necessidade.
Portanto, atente-se aos protocolos, até para entender melhor a cultura e normas de trabalho. Se faltar, melhor evitar o estresse.
Falta de suporte para equipes
Quase um complemento do sinal anterior é a falta de suporte. Isso inclui, por exemplo, uma política de equipamentos, ou seja, fornecer um computador para a pessoa trabalhar ou, ao menos, o subsídio para auxiliar na compra.
Se, pelo contrário, você precisa usar seu próprio computador, já não é tão correto. Ocorre que, infelizmente, essa é uma tendência cada vez maior, de tal forma que nem todas incluem, entre os benefícios, o “auxílio home office“.
Falsas promessas são sinais de alerta sérios no trabalho remoto
Por fim, existem vagas que começam remotamente e, depois, pedem que a pessoa vá semanalmente ao escritório. O que complica, por exemplo, quem tem crianças pequenas e não pode deixar com ninguém. Ou, mora muito longe da organização.
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O que fazer para evitar cair em ciladas?
A princípio, pode ser difícil saber o que acontece dentro da empresa quando se procurando emprego, sobretudo à distância. Por isso, já é bom prestar atenção aos sinais de alerta do trabalho remoto ainda no processo de entrevista. Por exemplo:
- Fazem videochamada?
- Têm a câmera ligada?
- Ou todo o processo é feito somente por e-mail ou mensagens de texto?
Entenda que, em alguns trabalhos, como freelancers, uma entrevista nem sempre é feita. O que, entretanto, é inaceitável quando se trata de um trabalho formalizado.
Sendo assim, acenda a red flag se o empregador não fala com você durante a seleção. Isso pode indicar inclusive que o trabalho seja uma fraude.
Faça perguntas sobre a empresa
Outra forma de perceber os sinais de alerta do trabalho remoto é fazendo perguntas específicas sobre o esquema de trabalho. Isso abrange tudo o que tratamentos até aqui, isto é:
- processo de integração
- suporte de equipe
- ferramentas básicas que usam (por exemplo, Meet, Microsoft Teams ou Zoom)
- acompanhamento da produção
Ainda, tente adiantar se há alguma intenção em mudar a modalidade do remoto para o presencial. E, finalmente, busque informações de quem trabalha ou já trabalhou na empresa.
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Mas, nem tudo são sinais de alerta
Claro que não são só riscos quando se fala em trabalho remoto! Pelo contrário, é ainda mais importante se atentar aos aspectos positivos da empresa. Muitas delas adotam políticas abrangentes, um bom indicador de que a organização tem um processo estabelecido.
Ademais, se realizam verificações e reuniões regulares que promovem um senso de inclusão e comunidade. Além disso, possíveis planos para crescer e mesmo se desenvolver com base em um sistema remoto.
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