5 sinais de que alguém está só fingindo ser uma boa pessoa

Aprenda a identificar e se proteger.

Nem sempre conseguimos julgar as pessoas logo de cara. Às vezes, quem parece super legal e simpático pode esconder segundas intenções. Por isso, é importante saber identificar os sinais que indicam que alguém está sendo falso para nos protegermos. Isso porque infelizmente há alguns indícios de que alguém está fingindo bondade, mas, na verdade, é uma pessoa completamente diferente.

Leia mais: Além da Aparência: como identificar se alguém está sendo superficial com você

Sinais de que alguém está fingindo bondade

Nem sempre as primeiras impressões são confiáveis. Às vezes, pessoas que exibem uma fachada de bondade e gentileza podem, na realidade, esconder intenções não tão nobres. Por isso, é muito importante entender quais sinais que as pessoas que estão fingindo bondade exibem, para que você não caia em ciladas e confie nas pessoas erradas. Confira a seguir alguns dos principais.

1. Sorriso falso

A expressão “sorriso que não alcança os olhos” descreve bem o sorriso falso. Esse tipo de sorriso, muitas vezes chamado de “sorriso de Duchenne”, é superficial e não envolve a contração dos músculos ao redor dos olhos. Você já ouviu falar dele? Acontece que pessoas que frequentemente recorrem a sorrisos forçados podem estar tentando mascarar sentimentos negativos ou desinteresse genuíno, o que pode ser um indicativo de que não são tão sinceras quanto parecem. Então, na sua próxima conversa, tente reparar se alguém apresenta esse sinal de que está fingindo bondade.

2. Falta de interesse nas conversas

Quando alguém consistentemente parece desinteressado durante as conversas, frequentemente checando o celular ou evitando contato visual, isso pode refletir uma falta de respeito ou consideração pelos outros. Este comportamento pode ser um sinal de que a pessoa não valoriza verdadeiramente as interações ou os sentimentos alheios, o que pode ser problemático em relações de confiança e reciprocidade.

Porém, antes de levar isso em consideração, é importante saber que podem haver outros fatores para a pessoa estar conferindo seus dispositivos eletrônicos. Por exemplo, a trabalho. Dessa forma, sempre é importante considerar o contexto antes de tirar conclusões precipitadas.

Leia mais: 7 sinais de que você se tornou bem mais sábio do que imagina

3. Comportamento manipulativo

Indivíduos que manipulam situações ou pessoas para seu próprio benefício costumam fazer isso de maneira sutil, através de elogios exagerados ou promessas vagas para ganhar a confiança dos outros. Este tipo de comportamento é preocupante porque revela um interesse próprio que se sobrepõe ao bem-estar dos outros, podendo levar a relações desiguais e potencialmente abusivas.

E, o pior é que na maioria das vezes, a manipulação passa despercebida, sendo muitas vezes necessário um olhar externo para que entendamos a real ameaça presente na nossa vida.

4. Comentários passivo-agressivos

Este tipo de comunicação é caracterizado por expressões que parecem inofensivas à superfície, mas que carregam um subtexto ácido ou crítico. Comentários como “Você sempre tem uma desculpa, não é?” ou “Sorte a sua que pode ser tão relaxado com prazos” são exemplos de falas que parecem benignas, mas que na verdade transmitem descontentamento ou crítica.

Leia mais: Você é capaz de influenciar as pessoas? 4 sinais indicam que sim

5. Inconsistências entre palavras e ações

Por fim, quando há uma clara discrepância entre o que uma pessoa diz e o que faz, isso pode indicar uma falta de integridade. Por exemplo, alguém que frequentemente promete ajudar ou participar de atividades mas raramente cumpre pode não ser confiável. Assim, essas inconsistências são reveladoras e sugerem que as promessas ou declarações da pessoa não podem ser levadas a sério.

E aí, você identificou na sua vida a presença de alguém que possui essas características? Se sim, não se preocupe, o mais importante é tentar abordar com diálogo a situação. Nem sempre a melhor solução é se afastar.

Comentários estão fechados.