Spotify lança a tão esperada playlist de IA. Conheça mais sobre esse recurso!

A ferramenta baseada em inteligência artificial trabalha conforme os gostos e ritmos da pessoa usuária

Quantas vezes você já ouviu os conteúdos recomendados pelo Spotify? Pois bem, isso se dá por meio da inteligência artificial. Mas a plataforma de streaming foi além e agora lançou a tão esperada AI Playlist, uma ferramenta que permite criar listas de reprodução por meio da IA generativa.

Com ela, será possível descobrir novas canções e artistas, além de ter uma opção mais dinâmica para listas que se adaptem a momentos especiais.

Como funciona a AI Playlist?

A princípio, a função utiliza algoritmos para criar as listas de reprodução que se encaixam nas preferências de cada usuário. Assim, o Spotify busca melhorar a experiência de quem ouve, oferecendo a possibilidade de descobrir músicas de maneira mais inovadora. O funcionamento é simples e se parece muito com a forma como usamos o ChatGPT, por exemplo.

LEIA MAIS: Revelado! Veja o que significa “i” do iPhone, segundo Steve Jobs

Basta enviar um prompt ou indicação específica para a IA do Spotify, indicando que tipo de lista de reprodução deseja criar. Pode ser algo simples como “uma lista para relaxar enquanto leio” ou instruções mais criativas como “uma lista que me faça sentir como o protagonista de um filme”. Não se preocupe, pois a ferramenta é projetada para entender e satisfazer uma ampla gama de preferências musicais.

Além disso, é possível personalizar as listas de reprodução adicionando ou removendo canções conforme seus gostos individuais.

Uma das características mais notáveis da AI Playlist é a capacidade de compreender e processar uma ampla variedade de indicações. Desde referências a lugares e atividades até emojis e cores, garantindo que as listas geradas sejam verdadeiramente únicas e relevantes individualmente.

Por fim, o recurso se integra perfeitamente com o algoritmo de recomendações do Spotify, aproveitando os dados coletados sobre os hábitos de escuta e as preferências musicais.

Como começar a usar a AI Playlist?

Primeiramente, é necessário ter a versão premium da plataforma. Atendendo a este requisito, basta acessar o Spotify e ir para a seção “Sua Biblioteca”. A partir daí, selecione a opção “AI Playlist” e envie um prompt com a indicação do tipo de lista de reprodução que deseja criar. A IA do Spotify cuidará do resto, gerando uma lista de reprodução com base nas indicações fornecidas.

Mas não é só criar e pronto! Ainda é possível revisar e personalizar a lista. A edição pode ser manual, ou seja, adicionando as canções de forma tradicional, ou com mais indicações à inteligência artificial, como “mais pop” ou “menos otimista”. Quando a lista estiver pronta, é só pressionar em criar e, finalmente, salvar a AI Playlist no perfil.

LEIA MAIS: 4 coisas da ficção científica que podem acontecer de verdade

O aplicativo adverte, entretanto, que a ferramenta é divertida e, ao mesmo tempo, ainda em versão beta. Sendo assim, não produz resultados para mensagens que não se relacionem à música, como eventos atuais ou marcas específicas. Além disso, a plataforma toma medidas para controlar as indicações ofensivas.

Por isso, enquanto termina a fase beta, a função está disponível apenas no Reino Unido e Austrália. Mas não se preocupe, pois uma vez que dê tudo certo, a AI Playlist do Spotify deve se estender a mais usuários pelo mundo.

Comentários estão fechados.