Cientistas descobrem adoçante natural que é melhor que o açúcar
Produto é uma alternativa melhor do que o açúcar que usamos.
Na busca por alternativas saudáveis ao açúcar, acabamos usando adoçantes. Porém, acaba que ficamos muitas vezes na dúvida: qual adoçante é o mais saudável? Em meio aos tão polêmicos sucralose e aspartame, fica até difícil acreditar que os adoçantes realmente são uma boa opção. Porém, entre alternativas mais saudáveis, há um que se destaca, o stevia. Inclusive, um estudo recente revelou que a stevia pode ser o adoçante mais eficaz em agradar ao cérebro, similar ao açúcar branco. Publicada na revista Neuroscience Research, a pesquisa sugere que esse adoçante pode ser uma alternativa viável ao açúcar comum, cujo consumo excessivo está associado a doenças como obesidade e diabetes.
Leia mais: Ele faz mal? 9 coisas sobre o micro-ondas que você não sabia
Como os adoçantes agem no nosso corpo?
Os adoçantes, tanto artificiais quanto naturais, desempenham um papel interessante em nossa fisiologia, especialmente quando comparados ao açúcar comum. Em termos gerais, o mecanismo pelo qual os adoçantes afetam nosso corpo varia dependendo do tipo específico. Mas, basicamente eles tentam “enganar” o nosso cérebro para que ele pense que estamos consumindo açúcar. Pode parecer incrível, mas nem sempre isso é tão bom quanto parece, pois o cérebro eventualmente irá perceber essa troca e o desejo por doce poderá aumentar.
Mas, entendendo um pouco do mecanismo de ação, temos os adoçantes artificiais, como o aspartame e a sacarina, eles são compostos químicos que proporcionam um sabor doce muito intenso, mas sem as calorias associadas ao açúcar. Assim, passam pelo sistema digestivo sem serem metabolizados da mesma forma que a sacarose. Em outras palavras, eles não contribuem para o aumento do açúcar no sangue ou para o fornecimento de energia. Embora considerados seguros pela maioria dos órgãos reguladores de alimentos, alguns estudos sugerem que o consumo excessivo desses adoçantes pode influenciar negativamente a microbiota intestinal e a regulação do apetite.
Por outro lado, os adoçantes naturais, como a estévia e o eritritol, têm uma origem vegetal e são metabolizados de forma diferente do açúcar comum. Por exemplo, o eritritol é absorvido pelo intestino delgado, mas não é utilizado pelo corpo para fornecer energia, sendo excretado praticamente inalterado pela urina.
Leia mais: 6 alimentos congelados para perder peso que dão água na boca
Benefício da stevia
A stevia é um adoçante natural, extraído da planta Stevia rebaudiana, originária da América do Sul. Este adoçante não contém calorias e é conhecido por ser mais doce do que o açúcar de cana. A pesquisa, conduzida por cientistas chineses, analisou como diferentes adoçantes afetam a atividade cerebral.
Os pesquisadores dividiram camundongos em grupos e ofereceram dietas ricas em vários adoçantes: sacarose (açúcar comum), esteviosídeo (stevia), xilitol, glicirrizina e mogroside. Eles investigaram se havia uma região específica no cérebro que pudesse distinguir entre esses adoçantes e a sacarose. Yingjie Zhu, co-autor do estudo, explicou ao site Medical Xpress que a ideia era verificar as diferenças perceptíveis entre os substitutos do açúcar e a sacarose no cérebro dos camundongos.
Leia mais: Alimentos saudáveis que podem fazer mal à saúde. Entenda!
Melhora na atividade cerebral
Os resultados mostraram que a atividade cerebral dos camundongos ao consumir stevia era muito similar à observada com o consumo de açúcar. Isso indica que a stevia pode ser o único adoçante vegetal que provoca uma resposta cerebral comparável à da sacarose. Segundo os pesquisadores, essas descobertas ajudam a entender as preferências por sabores doces nos animais e são valiosas para o desenvolvimento de novos produtos adoçantes.
Além disso, como esse adoçante se destaca por oferecer um sabor doce semelhante ao do açúcar, mas sem as calorias, pode ser benéfico para aqueles que buscam alternativas mais saudáveis ao açúcar, sem comprometer o prazer de consumir alimentos doces. Com essas novas informações, a stevia se posiciona como uma alternativa promissora, aliando saúde e sabor em um único produto.
Comentários estão fechados.