Susto! Cientistas descobrem formiga parecida com Voldemort

Equipe australiana descobriu espécie comparada ao vilão da saga Harry Potter por suas características

Você já viu alguma foto ou vídeo mostrando como são as formiguinhas de perto? Bom, devido às presas que usam para partir as folhas, o aspecto chega a ser um pouco assustador. Isso porque não viu a última espécie identificada pela ciência! Equipe de cientistas da Austrália descobriu, simplesmente, uma formiga parecida com Voldemort. Sim, o vilão da saga Harry Potter!

A pesquisa é de autoria da Universidade da Austrália Ocidental (UWA) e trata de uma espécie de formiga subterrânea. O estudo, publicado na Zookeys, inclusive coloca o nome cinetífico da formiguinha de Leptanilla Voldemort. A princípio, trata-se de um inseto mais pálido, corpo esbelto, pernas finas, além de mandíbulas longas e afiadas.

Inclusive, foram estas as características que, segundo o pesquisador, Dr. Mark Wong, levaram à homenagem ao mago das trevas Lord Voldemort. Dr. Wong brica que, assim como a formiga, o temível antagonista de Harry Potter tem uma aparência fantasmagórica e esbelta, além de viver nas sombras.

Leia mais: Filmes: seria Zathura um spin-off de Jumanji? Saiba mais aqui!

Como é a formiga parecida com Voldemort?

Conforme matéria no portal MDZ, a descoberta da formiga se deu em um estudo que documentou animais que vivem debaixo da terra na árida região de Pilbara, no norte da Austrália Ocidental. Inicialmente, apenas dois espécimes foram encontrados e, acredite, não foi fácil. Só para ilustrar, o grupo precisou instalar uma armadilha em um poço de 25 metros de profundidade.

Depois, ainda tiveram que recuperá-los raspando a superfície interna do buraco. Ao todo, existem mais de 14.000 espécies de formigas em todo o mundo, mas apenas cerca de 60 delas pertencem ao gênero Leptanilla. Ao contrário da maioria dos insetos, a formiga parecida com Voldemort vive em pequenas colônias, geralmente compostas pela rainha e uma centena de operárias.

Ademais, nidificam e se alimentam exclusivamente debaixo da terra. Ou seja, toda a sua vida é subterrânea. Isos, inclusive, explica parte de suas características. Como se adaptaram à vida na escuridão, as operárias de Leptanilla, por exemplo, são cegas, sem pigmentação e medem entre um e dois milímetros. Para efeitos de comparação, não muito mais que um grão de areia.

Mas, não se preocupe, pois apesar de pequeninas, consegue mover-se sem esforço pelo solo.

Leia mais: Série que, apesar do sucesso em 2024, não lançará a 2ª temporada. Veja o motivo!

Espécie rara

Vale ressaltar que a Austrália possui um dos maiores níveis de diversidade de formigas do mundo. Segundo dados, as estimativas variam de 1.300 a mais de 5.000 espécies. Contudo, a L. voldemort é apenas a segunda espécie de Leptanilla descoberta no continente.

Também conforme Dr. Wong, com base no que se sabe das poucas observações de outras espécies, bem como as mandíbulas afiadas e altamente especializadas, é quase certo que a formiga parecida com Voldemort seja uma predadora. Mais ainda, uma caçadora temível na escuridão.

Afinal, embora a presa exata de L. voldemort ainda não esteja clara, sabe-se que outras espécies de Leptanilla usam suas mandíbulas afiadas e picadas para imobilizar centopeias muito maiores que elas. Depois, apenas transportam suas larvas para se alimentarem do cadáver.

É, não apenas a descoberta da formiga, como a pesquisa dos hábitos do inseto mostram como a natureza pode nos surpreender!

Comentários estão fechados.