5 sinais de que você ainda carrega hoje traumas da sua infância

Como saber se você tem algum trauma da sua infância

Felizmente, cada vez mais pessoas estão discutindo sobre saúde mental, e um tópico que costuma surgir com grande relevância são os traumas da infância e como eles afetam a vida adulta. Muitas pessoas não conseguem deixar algumas mágoas no passado e carregam feridas dolorosas por toda vida sem saber disso. Diante disso, a psicologia já consegue reunir hoje alguns sinais de que uma pessoa sobre desse problema, como estão descritos abaixo.

Sinais de que você pode carregar traumas da infância

É importante lembrar que apenas um profissional da área, psicólogo ou psiquiatra, pode dizer se você possuir esse tipo de quadro de saúde mental. Porém, é uma boa ideia verificar se você compartilha de algum desses sinais para que você perceba que precisa procurar ajuda. Então, veja abaixo os sinais de que você guarda mágoas do passado.

1. Você prefere não mostrar o que realmente sente

Muitas pessoas que sofreram na infância por não terem tido seus sentimentos reconhecidos preferem esconder o que sentem quando se tornam adultos. Além do medo da reação das outras pessoas, é comum que quem tem trauma da infância não saiba lidar com os próprios sentimentos e, por isso, preferem escondê-los ao invés de lidar com eles.

Leia mais: 5 habilidades indispensáveis para aprender e melhorar sua vida

2. Você sente dificuldade para dormir

Você sente grande agitação e insônia na hora de dormir? Então, pode ser um sinal de que você pode sofrer com algum grau de ansiedade, sempre com os pensamentos acelerados e até ocorrência de pesadelos frequentes.

3. Você não se permite ser feliz

Pessoas com trauma da infância sentem dificuldade para se permitirem sentir bem. Isso pode estar relacionado ao medo exagerado de tudo dar errado, o que torna a felicidade um sentimento assustador. Afinal, a qualquer momento ela pode acabar e o sofrimento retornará.

4. Você não consegue ser constante

Quem guarda mágoas do passado costuma ter problemas para seguir os próprios planos. Assim, muitos planos e sonhos são adiados e até mesmo cancelados, já que há uma tendência a comportamentos autodestrutivos.

Leia mais: 9 frases do Pequeno Príncipe que transformarão o seu dia

5. Você dificilmente acha as palavras certas para se expressar

A comunicação é um ponto que reflete muitas feridas da infância, especialmente quando você precisa falar do passado. A mente humana tende a proteger o indivíduo de lembranças dolorosas que acabam vindo a tona quando se fala sobre o assunto. É por isso que pessoas feridas evitam se comunicar com novas pessoas, o medo de terem que falar sobre a infância as paralisa.

Comentários estão fechados.