7 alimentos que melhoram o humor e combatem a depressão

Presente em alimentos do seu dia a dia, ele pode transformar o seu humor.

Presente em diversos alimentos, o triptofano é um aminoácido essencial para a produção de serotonina, neurotransmissor relacionado à sensação de bem-estar. A ingestão adequada deste composto pode transformar o seu dia a dia, ajudando a melhorar o humor e a combater sintomas de transtornos como a depressão.

Quais alimentos são fontes de triptofano?

Segundo Bruna Benedetti, nutricionista especializada, uma variedade de alimentos contém triptofano, contribuindo significativamente para a saúde mental e física. Algumas das melhores fontes incluem:

Oleaginosas

Nozes, amêndoas e castanhas-do-pará.

Frutas

Banana e abacate se destacam.

Leia mais: 5 objetos que ameaçam a segurança das crianças em casa

Ovos

Uma opção rica em vitaminas e de fácil acesso.

Aveia

Ótima para o colesterol e para o bem-estar geral.

Vegetais verde escuros

Espinafre e couve são excelentes opções.

Leia mais: Será que você deveria mesmo usar bananas nas vitaminas? Estudo diz

Cacau

Prefira chocolates com altos teores de cacau.

Queijo

Uma alternativa prática para incluir na dieta.

Qual é o impacto do triptofano na saúde mental?

O neurologista Fábio Porto, do Hospital das Clínicas de São Paulo, alerta para os riscos do consumo excessivo de triptofano, que não incrementa a produção de serotonina além dos níveis ideais. No entanto, ele destaca a importância desse aminoácido na prevenção da depressão e outros transtornos mentais.

Leia mais: Azeite mineiro é eleito o melhor do mundo em concurso espanhol!

Sintomas da deficiência de triptofano

Uma dieta pobre em triptofano pode levar a sintomas como tristeza intensa, cansaço, desânimo e distúrbios de sono, que são frequentemente observados em quadros depressivos. Embora não seja a única causa da depressão, a deficiência deste aminoácido pode agravar seus sintomas.

Como integrar triptofano à dieta diária?

Integrar o triptofano no dia a dia é mais simples do que parece. Incluir uma ou mais das fontes alimentares citadas acima em suas refeições pode garantir uma ingestão adequada desse aminoácido.

Além disso, a nutricionista Bruna Benedetti sugere variar entre diferentes tipos desses alimentos para obter os melhores resultados de saúde mental e física.

Leia mais: Fontes de proteína: 7 alternativas nutritivas para quem não consome carne

Dicas práticas para aumentar a ingestão de triptofano:

Se você não tem o costume de ingerir alimentos com alto teor de triptofano, aqui vão algumas dicas. Primeiro, inclua um punhado de oleaginosas em seu lanche da tarde. Além disso,
acrescente aveia e frutas ao seu café da manhã. Outra dica é preparar saladas enriquecidas com vegetais verde escuros para o almoço ou jantar.

Por fim, é fundamental entender que, apesar de benéfico, o triptofano deve ser consumido na medida certa, sem exageros, para que seus efeitos positivos sejam aproveitados sem riscos à saúde.

O triptofano oferece uma ampla gama de benefícios para a saúde mental, contribuindo significativamente para o controle do humor e prevenção de distúrbios.

Uma dieta variada e rica neste aminoácido é uma ótima estratégia para garantir o equilíbrio psicológico e também uma vida mais saudável.

Comentários estão fechados.