Como escolher o melhor abacate do supermercado?
Aprenda a identificar a maturação do abacate com orientações práticas.
Gosta de abacates, mas não sabe como escolher o melhor? Saber identificar a maturação da fruta é fundamental para garantir seu sabor e textura ideais. Além disso, o abacate é uma excelente fonte de nutrientes, rico em gorduras saudáveis, vitaminas e fibras, que podem ajudar a reduzir o colesterol ruim (LDL) e melhorar a saúde do coração. Portanto, com algumas dicas simples, você aprenderá como escolher o abacate ideal para suas receitas e aproveitar todos os seus benefícios.
Leia mais: 7 itens comuns na sua casa que colocam sua segurança em risco
Como escolher o melhor abacate do supermercado?
Quem não gosta de abacate? Essa fruta deliciosa é também cheia de nutrientes que fazem bem para a pele e para todo o corpo. Sem contar que devido ao seu teor de gorduras boas, promove saciedade, fazendo com que você fique sem fome por mais tempo. Vale acrescentar que ele ainda auxilia no ganho de massa magra. Ou seja, parece a fruta perfeita, certo? Porém, devido ao seu teor calórico, o seu consumo deve ocorrer com moderação.
Mas, a hora de escolher o abacate no supermercado pode ser um pouco frustrante. Às vezes escolhemos um não muito maduro e que demora mais do que o esperado para amadurecer. Outras vezes, escolhemos um mais maduro do que o ideal, tendo manchas escuras e até mesmo “machucados”, ou cheiro ruim. Só que a boa notícia é que há alguns truques que podem te ajudar nessa tarefa que às vezes parece árdua.
Então, é justamente por isso que separamos a seguir algumas dicas para você escolher o melhor abacate do supermercado. Confira!
Identifique abacates verdes
Os abacates verdes possuem casca lisa e variam entre o verde-claro e o verde-médio. Eles são firmes ao toque e não cedem quando pressionados suavemente. Esses abacates não estão prontos para consumo imediato, mas podem amadurecer em alguns dias.
Abacates quase maduros
Os abacates quase maduros apresentam uma cor verde-escura com manchas pretas. Além disso, sua casca é ligeiramente mais rugosa e cede levemente à pressão. Esses abacates estão perto do ponto ideal para consumo e poderão ser utilizados em receitas em breve.
Leia mais: Alimentos saudáveis que podem fazer mal à saúde. Entenda!
Abacates prontos para consumo
Abacates prontos para consumo variam entre o verde muito escuro, castanho e até roxo. A casca é rugosa e cede à pressão suave sem ficar com marcas. Este é o estágio ideal para consumo imediato, proporcionando sabor e textura perfeitos.
Os abacates muito maduros são extremamente escuros e apresentam reentrâncias profundas e nódoas negras. A casca é acidentada e a fruta parece mole ao toque. No entanto, esses abacates podem estar passados, com partes estragadas que comprometem seu uso.
Leia mais: Ele faz mal? 9 coisas sobre o micro-ondas que você não sabia
Outras dicas de como escolher o abacate ideal
Para garantir que você esteja escolhendo um abacate perfeito, observe a uniformidade da cor e textura da casca. Segundo nutricionista e mestre em Ciências dos Alimentos, os abacates devem estar uniformemente macios, mas resistentes ao toque. Além disso, evite frutas que estejam macias de um lado e duras do outro, pois isso indica amadurecimento desigual.
Portanto, no supermercado, não deixe de observar esses detalhes. Para o abacate hass, um dos mais comuns, a cor deve ser esverdeada e escura por completo. Evite frutas com manchas ou partes excessivamente moles.
E aí, agora que já sabe como escolher o melhor abacate do supermercado, é a hora de aproveitar todos os benefícios que essa fruta tem para te oferecer. Porém, para encontrar a melhor
Comentários estão fechados.