5 mistérios sobre os gêmeos que você nem imaginava
O que é verdade e o que é mentira sobre esses indivíduos.
Gêmeos sempre despertaram curiosidade nas pessoas, seja por sua aparência semelhante ou pelas diferenças intrigantes que podem surgir entre eles. Inclusive, ao longo da história, várias culturas e civilizações desenvolveram mitos e crenças em torno dos gêmeos. Mas, diante de tantos mitos e questionamentos, o que realmente é verdade sobre os gêmeos?
Leia mais: 5 coisas que você jamais deveria revelar para os outros
Mitos e curiosidades sobre os gêmeos
1. Gêmeos podem ter pais diferentes
Esse fenômeno, chamado superfecundação heteropaternal, ocorre quando uma mulher libera dois óvulos durante o mesmo ciclo menstrual e tem relações com dois homens diferentes em um curto período de tempo. Se ambos os óvulos forem fertilizados, os gêmeos que nascerem serão fraternos (não idênticos), mas com pais biológicos diferentes. Esse caso é extremamente raro, mas já foi documentado em diversas ocasiões e é possível verificar essa situação por meio de testes de DNA.
2. Gêmeos idênticos não têm impressões digitais iguais
Embora os gêmeos idênticos compartilhem o mesmo material genético, suas impressões digitais não são idênticas. Isso ocorre porque, além dos fatores genéticos, a formação das impressões digitais é influenciada por pequenos detalhes do ambiente uterino, como a posição dos fetos e o contato com o líquido amniótico. Esses fatores externos durante o desenvolvimento fetal moldam os padrões únicos das impressões digitais de cada indivíduo.
Leia mais: 8 hábitos que causam ansiedade no dia a dia: veja como evitá-los
3. Gêmeos podem ter datas de nascimento diferentes
A diferença entre o nascimento de gêmeos pode ser de minutos, horas ou, em raros casos, até dias ou meses. Isso acontece especialmente em partos prematuros, onde um dos gêmeos pode nascer antes do previsto e o outro ser mantido por mais tempo no útero. Há também casos documentados em que gêmeos nascem no final de um ano e no começo de outro, tendo datas de nascimento em anos distintos, o que é uma curiosidade muito interessante para os registros familiares.
4. Gêmeos têm seus próprios idiomas
Chamado de criptofasia, esse fenômeno se refere ao desenvolvimento de uma linguagem própria entre os gêmeos, que muitas vezes não é compreendida por outras pessoas. Isso ocorre, em parte, porque os gêmeos passam muito tempo juntos e, na primeira infância, podem imitar sons e palavras uns dos outros de forma única. Conforme crescem, esse “idioma” geralmente desaparece à medida que se integram ao vocabulário comum.
Leia mais: 6 mentiras que você sempre acreditou que fossem verdade
5. Gêmeos podem ter cores de pele diferentes
Em gêmeos fraternos, onde dois óvulos são fertilizados por dois espermatozoides diferentes, é possível que herdem diferentes combinações de genes dos pais, resultando em características físicas variadas. Em casos de pais com ascendência mista, os gêmeos podem nascer com cores de pele, cabelos e outros traços físicos bem distintos, embora compartilhem a mesma gestação.
E aí, qual desses mitos e curiosidades sobre os gêmeos você já conhecia? No meio de tantos fatos que muita gente nem imaginava que fossem possíveis, não é à toa que eles ainda nos impressionem tanto. Qual dessas curiosidades te surpreendeu mais?
Comentários estão fechados.